Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marcia Andrea dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Sidinei Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Maria Ieda Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marcia Andrea dos | - |
Autor(es): dc.creator | Luiz, Gisele Evangelista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:05:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:05:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34138 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107245 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this research is to investigate if there is presence of racist discourses in history and portuguese language books of Elementary School II, from the sixth to the ninth grade. The history books are from the collection: “Historia, Sociedade e Cidadania", by Alfredo Boulos and the Portuguese language books are from the collection: "Tecendo Linguagens" by the authors Tania Amaral Oliveira and Lucy Aparecida Melo Araújo. Both books were published in 2018 and distributed to public schools for the 2020-2023 cycle by the: “Programa Nacional do Livro Didático” (PNLD). For the theoretical analysis and concepts from the works of the authors Althusser (1980), Florêncio (2009), Chaui (2004), Orlandi (2015), Bakhtin (2006), among others which lead the interpretation taking language and ideology as social constructions. The study was elaborated from bibliographic and documentary research, in a qualitative approach in order to understand the discourses analyzed in detail. The research proved that there are certain references to the figure of the black man and his culture within the materials cited. However, most of these representations are shallow and superfluous, which still contributes to negative and prejudiced views. It is recommended that publishers be more careful during the creation of the statements and a review of the discourses present in the books. The understanding that we must have teaching materials with adequate representations is fundamental to anti-racist teaching. | - |
Descrição: dc.description | O Objetivo desta pesquisa é investigar se há presença de discursos racistas em livros didáticos de história e de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, do sexto ao nono ano. Os livros de história são da coleção: História Sociedade e Cidadania”, de Alfredo Boulos e os livros de língua portuguesa são da coleção: “Tecendo Linguagens” das autoras Tania Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo. Ambos os livros foram publicados em 2018 e distribuídos às escolas públicas para o ciclo 2020-2023 pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para a análise teórica foram utilizados os conceitos advindos de obras dos autores Althusser (1980), Florêncio (2009), Chaui (2004), Orlandi (2015), Bakhtin (2006), entre outros que conduzem a interpretação tomando a linguagem e ideologia como construções sociais. O estudo foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa a fim de compreender os discursos analisados de forma detalhada. A pesquisa comprovou que há determinadas referências à figura do negro e à sua cultura dentro dos materiais citados. Contudo, a maioria dessas representações são rasas e supérfluas, o que ainda contribui com visões negativas e preconceituosas. Recomenda-se um cuidado maior às editoras durante as criações dos enunciados e uma revisão dos discursos presentes nos livros. A compreensão de que devemos ter materiais didáticos com representações adequadas é fundamental para um ensino antirracista. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic analysis (Linguistics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Discursos racistas nos livros didáticos do ensino fundamental II | - |
Título: dc.title | Racist speeches in elementary school II textbooks | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: