Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tondo, Daniel Walker | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Tondo, Daniel Walker | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Emerson Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.creator | Bergonsi, Rubya Morgana de Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:05:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:05:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33740 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107101 | - |
Descrição: dc.description | The study was carried out in the form of a case study, which involved the use of an experimental approach, with the purpose of considering the effectiveness of a practical class on recrystallization of the drug paracetamol as a teaching resource in terms of yield and purity. Having as its title experimental activity on the recrystallization of the drug paracetamol as a teaching resource in approaching the concepts of purity and performance for high school. The objective of this research is to evaluate experimentation as a teaching resource in the subjects already mentioned. The methodology used was the application of 3 classes, two theoretical and one experimental where recrystallization was carried out and to obtain the data, a contextual questionnaire and a report on the practical class were applied. In general, it can be seen that experimentation helped students gain a greater understanding of the content. | - |
Descrição: dc.description | O estudo foi realizado em forma de estudo de caso, ao qual trabalhou-se quanto ao uso da abordagem por experimentação, com a finalidade de ponderar a eficácia de uma aula prática de recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático nos conteúdos de rendimento e pureza. Tendo como título atividade experimental sobre a recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático na abordagem dos conceitos de pureza e rendimento para o ensino médio, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a experimentação como recurso didático nos assuntos de rendimento e pureza. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de 3 aulas, sendo duas teóricas e uma experimental, onde realizou-se a recristalização do fármaco e dados foram gerados através de um questionário contextual e a execução de um relatório sobre a aula prática. De uma maneira geral, pôde-se perceber que a experimentação ajudou os alunos a obterem uma maior compreensão em relação ao conteúdo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Farmacologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pharmacology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Atividade experimental sobre a recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático na abordagem dos conceitos de pureza e rendimento para o ensino médio | - |
Título: dc.title | Experimental activity on the recrystallization of the drug paracetamol as a teaching resource in approaching the concepts of purity and performance for high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: