Atividade experimental sobre a recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático na abordagem dos conceitos de pureza e rendimento para o ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTondo, Daniel Walker-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
Autor(es): dc.contributorTondo, Daniel Walker-
Autor(es): dc.contributorPires, Emerson Luis-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.creatorBergonsi, Rubya Morgana de Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:05:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:05:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33740-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107101-
Descrição: dc.descriptionThe study was carried out in the form of a case study, which involved the use of an experimental approach, with the purpose of considering the effectiveness of a practical class on recrystallization of the drug paracetamol as a teaching resource in terms of yield and purity. Having as its title experimental activity on the recrystallization of the drug paracetamol as a teaching resource in approaching the concepts of purity and performance for high school. The objective of this research is to evaluate experimentation as a teaching resource in the subjects already mentioned. The methodology used was the application of 3 classes, two theoretical and one experimental where recrystallization was carried out and to obtain the data, a contextual questionnaire and a report on the practical class were applied. In general, it can be seen that experimentation helped students gain a greater understanding of the content.-
Descrição: dc.descriptionO estudo foi realizado em forma de estudo de caso, ao qual trabalhou-se quanto ao uso da abordagem por experimentação, com a finalidade de ponderar a eficácia de uma aula prática de recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático nos conteúdos de rendimento e pureza. Tendo como título atividade experimental sobre a recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático na abordagem dos conceitos de pureza e rendimento para o ensino médio, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a experimentação como recurso didático nos assuntos de rendimento e pureza. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de 3 aulas, sendo duas teóricas e uma experimental, onde realizou-se a recristalização do fármaco e dados foram gerados através de um questionário contextual e a execução de um relatório sobre a aula prática. De uma maneira geral, pôde-se perceber que a experimentação ajudou os alunos a obterem uma maior compreensão em relação ao conteúdo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFarmacologia-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectPharmacology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleAtividade experimental sobre a recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático na abordagem dos conceitos de pureza e rendimento para o ensino médio-
Título: dc.titleExperimental activity on the recrystallization of the drug paracetamol as a teaching resource in approaching the concepts of purity and performance for high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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