
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Leide Jane Costa da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:05:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:05:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22717 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107064 | - |
| Descrição: dc.description | This work had as thematic the environmental perception of high school students in the Colégio Estadual Manoel de Jesus, located in the municipality of Simões Filho, in Bahia and aims to contribute to the advancement of the reflections on the most imminent environmental problems in the school community. The relevance of this study is to conduct an assessment of the students' perception of the environment and environmental problems to primarily provide subsidies so that they understand the need to preserve their environment and especially the importance of changing habits and attitudes to a better quality of life. The first part presents a review of the literature, providing information on the definition of perception and the importance of environmental education. Then, a questionnaire was carried out through field research exposing aspects of environmental perceptions 90 local high school students interviewed. The results were analyzed and the conclusion shows that the environmental perception of students is fragmented in reference to the concepts of replace this, and do not include the local socio-cultural aspects and not contribute to an improved quality of life. So what this thread is intended to characterize the environmental awareness of students of a public school in Bahia about the environment and environmental problems. Environmental awareness is essential to understand the interrelationships of the community with its environment and serves as a tool for planning environmental education. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a percepção ambiental dos alunos do ensino médio no Colégio Estadual Manoel de Jesus, localizado no município de Simões Filho, na Bahia e visa contribuir para o avanço das reflexões sobre os mais iminentes problemas ambientais na comunidade escolar. A relevância desse estudo foi realizar um diagnóstico sobre a percepção dos estudantes em relação ao meio ambiente e os problemas ambientais, sobretudo, proporcionar subsídios para que estes compreendam a necessidade de preservar o ambiente onde vivem e principalmente a importância da mudança de hábitos e atitudes, para uma melhor qualidade de vida. Na primeira parte apresentou-se uma revisão da literatura, fornecendo informações sobre a definição de percepção e a importância da Educação Ambiental. Em seguida, foi realizado um questionário, através de pesquisa de campo expondo aspectos relacionados com percepções ambientais locais aplicados para 90 estudantes do ensino médio. Os resultados foram analisados e a conclusão mostrou que a percepção ambiental dos alunos é fragmentada em referência aos conceitos de Educação Ambiental e Meio Ambiente, ou seja, não contemplam os aspectos socioculturais locais e nem contribuem para uma melhoria na qualidade de vida. A percepção ambiental é essencial para compreender as inter-relações da comunidade com o seu ambiente e serve como instrumento para o planejamento da educação ambiental. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção geográfica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Awareness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geographical perception | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão Ambiental em Municípios | - |
| Título: dc.title | Estudo da percepção ambiental dos alunos do ensino médio no Colégio Estadual Manoel de Jesus em Simões Filho, BA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: