
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sekine, Elizabete Satsuki | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sekine, Elizabete Satsuki | - |
| Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
| Autor(es): dc.contributor | Viatroski, Marcia Aparecida | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Mayara Andrade | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:05:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:05:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36946 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107050 | - |
| Descrição: dc.description | Environmental education has been worked on over the years aiming at the sensitization and awareness of individuals on behalf of the environment. It is included in the school curriculum, with the function of structuring the consciousness of preservation and conservation of nature. The teaching of science acts on a large part of this education, leads the student to an interaction with the scientific and technological nature, and helps in the understanding of the human being in relation to the world and the society around him. The science teacher is in charge of providing a dynamic and innovative teaching through different methodologies, making the learning more fun and effective, aiming at the students' interest in knowledge, problematization, and investigation. Viewing these conditions, the goal of this work is to conduct a literature review investigating the contributions and effectiveness of the use of games in the process of teaching and learning of biodiversity in science, with a focus on environmental education, and to produce a game as teaching material. The chosen one was the methodology of exploratory research through a literature review, which aims to collect data on the effectiveness of games in teaching in general, but with a focus on the area of environmental education. Through this research it is intended to obtain data on the awareness of students and the results acquired in the approach to environmental education in the classroom through educational games in the discipline of science. The didactic material produced was a board game called Pollination Trail, with the intention of making the learning process more enjoyable, fun, and interactive for students, in a way that is accessible to all. | - |
| Descrição: dc.description | A educação ambiental tem sido trabalhada ao longo dos anos visando a sensibilização e conscientização dos indivíduos em prol do meio ambiente. Encontra-se inclusa no currículo escolar, possuindo a função de estruturar a consciência de preservação e conservação da natureza. O ensino de ciências atua sobre grande parte dessa educação, conduz o aluno a uma interação com a natureza científica e tecnológica, e auxilia na compreensão do homem em relação ao mundo e a sociedade ao seu redor. O professor de ciências é incumbido de proporcionar um ensino dinâmico e inovador por meio de distintas metodologias, tornando a aprendizagem mais lúdica e efetiva, visando o interesse dos educandos pelo conhecimento, problematização e investigação. Tendo em vista essas condições, o objetivo desse trabalho é realizar uma revisão literária investigando as contribuições e eficácia do uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem da biodiversidade em ciências, com foco em educação ambiental, e produzir um jogo como material didático. Optou-se pela metodologia de pesquisa exploratória por intermédio de uma revisão literária, que visará levantar dados sobre a eficácia de jogos no ensino de uma forma geral, porém com o foco na área da educação ambiental. Através dessa pesquisa pretende-se obter dados sobre a sensibilização dos alunos e os resultados adquiridos na abordagem da educação ambiental em sala de aula por meio de jogos educacionais na disciplina de ciências. O material didático produzido foi um jogo de tabuleiro intitulado Trilha da Polinização, dispondo da intenção de tornar o processo de aprendizagem mais agradável, divertido e interativo aos educandos, de uma forma acessível a todos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Polinização por insetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pollination by insects | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biodiversity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
| Título: dc.title | Educação ambiental: jogo da polinização como abordagem prática para ensino sobre biodiversidade | - |
| Título: dc.title | Environmental education: pollination game as a practical approach to teaching about biodiversity | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: