Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Prado, Gheysa | - |
Autor(es): dc.contributor | Takazaki, Silmare Simone | - |
Autor(es): dc.creator | Jarek, Jessica Salomão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:04:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:04:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33030 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107025 | - |
Descrição: dc.description | This work reflects on the role of designers as social and cultural articulators of information and digital communication, which can enhance the construction of discourses and experiences for social transformation. In the context of gender relations and the actions of women in society, we present an account of the practices of women in cycling, their challenges and their ways of living life in sport and in the city, based on their speeches. As a result, the graphic documentation of an Instagram channel and the dialogue and information actions, articulated by social networks, are forms of dialogue relevant to the construction of groups, communities and the opportunity to discuss topics of encouragement and information for women. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tece reflexões sobre o papel de designers como articuladores sociais e culturais, de informação e comunicação digital, que possam potencializar a construção de discursos e vivências para a transformação social. No contexto das relações de gênero e das atuações das mulheres na sociedade, apresentamos um relato sobre as práticas de mulheres no ciclismo, seus desafios e seus modos de viver a vida no esporte e na cidade, a partir de seus discursos. Como processo e resultado, a documentação gráfica de um canal do Instagram e as ações de de extensão com a comunidade, articulada pelas redes sociais, são formas de diálogo relevantes à construção de grupos, agregar interesses e promover oportunidades de discussão de temas de incentivo e informação às mulheres no ciclismo, por meio de um Design atento às questões culturais e sociais de gênero. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Design | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyclists | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cycling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | As mulheres e o ciclismo: design como articulador de práticas seguras e motivadas às mulheres na cidade de Curitiba | - |
Título: dc.title | Woman and cycling: design as an articulation of safe and motivated practices for women in the city of Curitiba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: