Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Padilha, Ana Caroline de Bassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Cayley | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Padilha, Ana Caroline de Bassi | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Jessica Xavier de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:04:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:04:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26692 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107019 | - |
Descrição: dc.description | This resource presents the project “Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education”, with the primary purpose to promote social inclusion of deaf community, using the strategy of offer a support material to teaching sign language in kindergarten education for non-deaf children. For that, will be use the methodology proposed by Rodolfo Fuentes (2005), that the project development process happen in three major fases: problem, creativity and solution. Others research elements got added to the methodology, and will be applied in project according to it’s development. In that way, this Project reach a fisical support product integrated with digital audiovisual resource. Expects to cause diffusion, awareness and integration of sign language starting with the teaching of listeners children, and through them extend the knowlegde to the family environment. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta o projeto de “Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para Educação Infantil Regular”, tendo como objetivo principal promover a inclusão social da comunidade surda utilizando a estratégia de oferecer um material de apoio para o ensino em Libras na Educação infantil de crianças não-Surdas. Para isso, será utilizada a metodologia proposta por Rodolfo Fuentes (2005), em que o processo de desenvolvimento do projeto é dividido em três etapas principais: problema, criatividade e solução. Outros elementos de pesquisa, foram adicionados a metodologia, e foram aplicados no projeto conforme seu desenvolvimento. Dessa forma, este projeto abrange um material de apoio físico com integração de recurso audiovisual digital. Espera-se ocasionar a difusão, conscientização e integração da língua de sinais a partir do ensino para crianças não-Surdas, proporcionando assim a extensão do conhecimento também no ambiente familiar por meio dela (língua de sinais). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Editoração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Editing | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular | - |
Título: dc.title | Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: