Otimização do controle escalar de um motor de indução trifásico utilizando evolução diferencial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastoldi, Marcelo Favoretto-
Autor(es): dc.contributorGoedtel, Alessandro-
Autor(es): dc.contributorCastoldi, Marcelo Favoretto-
Autor(es): dc.contributorGoedtel, Alessandro-
Autor(es): dc.contributorGodoy, Wagner Fontes-
Autor(es): dc.contributorSanches, Danilo Sipoli-
Autor(es): dc.creatorDizeró, Marcelo Ciappina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:04:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:04:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38072-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107010-
Descrição: dc.descriptionThree-phase induction motor have a wide range of applications and are widely used in the industry with a drive and control driver. Generally, this driver is used in the scalar mode, to keep constant an air-gap flux. The motors are designed to operate in nominal conditions, therefore they have the best performance. Meanwhile, there are a lot of motors operating in over dimensioned conditions, and therefore, have low performance. This work proposes to increase the energy efficiency of the motors through a Differential Evolution algorithm applied to the scalar control driver. Simulation and experimental results are presented to validate the proposed methodology.-
Descrição: dc.descriptionOs motores de indução trifásicos possuem uma vasta gama de aplicação e são amplamente utilizados na indústria juntamente com um driver de acionamento e controle. Esse driver é comumente utilizado de modo escalar, mantendo o fluxo no entreferro constante. Os motores são projetados para operarem em condições próximas à nominal, onde apresentam seu melhor rendimento. Entretanto, há muitos casos em que os motores estão operando em condições sobredimensionadas e, com isso, apresentam baixos rendimentos. Assim, o presente trabalho propõe o aumento da eficiência energética dos motores através da utilização de um algoritmo de Evolução Diferencial aplicado à um driver de acionamento e controle escalar. Resultados simulados e experimentais são apresentados para validar a metodologia proposta.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMotores elétricos de indução-
Palavras-chave: dc.subjectControladores elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmos-
Palavras-chave: dc.subjectElectric motors, Induction-
Palavras-chave: dc.subjectElectric controllers-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorithms-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleOtimização do controle escalar de um motor de indução trifásico utilizando evolução diferencial-
Título: dc.titleOptimization of the scalar control of three-phase induction motor using differential evolution-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.