Histórias que formam: o papel do Story-jh na metodologia ativa Storytelling-jornada do herói (MAS-JH) e sua eficácia na formação docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Armando Paulo da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242-
Autor(es): dc.contributorTakano, Mauricio Iwama-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-7622-0283-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3097222596929672-
Autor(es): dc.contributorSilva, Armando Paulo da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242-
Autor(es): dc.contributorTakano, Mauricio Iwama-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3097222596929672-
Autor(es): dc.contributorKlaiber, Michelle Andrade-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4399363131351939-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Zionice Garbelini Martos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0094565524057002-
Autor(es): dc.creatorLopes, Isabella de Sousa Candido-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:04:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:04:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35683-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107006-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produto educacional "Oficina de formação de professores da educação básica sobre a metodologia ativa Storytelling-jornada do herói (MAS-JH) e o jogo de tabuleiro Story-jh"-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this research is to assess the impact of using the Storytelling-Hero's Journey Active Methodology (MAS-JH) through the Story-JH board game. Active methodologies place the student as the protagonist of their teaching and learning process. Considering that this new generation lives in a communication environment with access to a vast amount of information quickly, classroom methodologies are being rethought, since keeping students engaged has become a challenging task. With this in mind, we proposed studying the Active Storytelling Methodology, which involves students through stories, using a structure that brings participants closer to the content and captures their attention. The study was developed in a teacher training workshop, focused on the appropriation of knowledge about MAS-JH through the board game created by the researcher. The results indicate that the Story-JH board game had a positive impact on the appropriation of the elements of the Hero's Journey, actively involving the participants in a real teaching and learning experience. In addition, the game was also proposed as a replicable tool, allowing teachers to adapt it according to their students' level of education.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto da apropriação da Metodologia Ativa Storytelling - Jornada do Herói (MAS-JH) por meio do Jogo de Tabuleiro Story-JH. As metodologias ativas colocam o aluno como protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem. Considerando que esta nova geração vive em um ambiente de comunicação com acesso a uma vasta quantidade de informações de forma rápida, as metodologias de sala de aula estão sendo repensadas, visto que manter os alunos engajados tem se tornado uma tarefa desafiadora. Com isso, propôs-se o estudo da Metodologia Ativa Storytelling, que envolve os alunos por meio de histórias, utilizando uma estrutura que aproxima os participantes do conteúdo e capta sua atenção. O estudo foi desenvolvido em uma oficina de formação docente, focada na apropriação do conhecimento sobre a Metodologia Ativa Storytelling - Jornada do Herói por meio do jogo de tabuleiro criado pela pesquisadora. Os resultados indicam que o jogo de tabuleiro Story-JH teve impacto positivo na apropriação dos elementos da Jornada do Herói, envolvendo ativamente os participantes em uma experiência real de ensino e aprendizagem. Além disso, o jogo também foi proposto como uma ferramenta replicável, permitindo aos professores adaptarem-no conforme o nível de ensino de seus alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectTerapia narrativa-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de tabuleiro-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative therapy-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectBoard games-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleHistórias que formam: o papel do Story-jh na metodologia ativa Storytelling-jornada do herói (MAS-JH) e sua eficácia na formação docente-
Título: dc.titleStories that form: the role of the Story-JH in the active Storytelling- hero's journey (MAS-JH) Methodology and its effectiveness in teacher training-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.