
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Giona, Renata Mello | - |
| Autor(es): dc.contributor | Giona, Renata Mello | - |
| Autor(es): dc.contributor | Giona, Renata Mello | - |
| Autor(es): dc.contributor | Giona, Renata Mello | - |
| Autor(es): dc.creator | Ligo, Ana Beatriz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:04:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:04:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21688 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106978 | - |
| Descrição: dc.description | Bats are surrounded by myths and superstitions, causing society to dislike these animals. The study of environmental perception allows us to identify the way society sees the environment, as well as its interests and beliefs. At school, the environmental perception research is a tool to guide the teacher in order to achieve the best choice of the teaching-learning method. Furthermore, it allows the subjects to be treated in a contextualized way concerning the knowlodge that students bring to the classroom. The purpose of this work was to analyze 100 6th grade elementary school students' perception in relation to bats. It was interviewed 100 students between 11 and 13 years old. The interview was conducted through questions with four closed questions and one open. It was possible to identify that the students have a good knowledge about bats, however a considerable portion still has a misunderstanding about this group, demonstrating that Environmental Education programs are necessary for a better environmental awareness. | - |
| Descrição: dc.description | Os morcegos são cercados de mitos e superstições, fazendo com que grande parte da sociedade apresente aversão com relação a esses animais. O estudo da percepção ambiental permite identificar o modo como a sociedade enxerga o meio ambiente, assim como seus interesses e crenças. No ambiente escolar, a pesquisa da percepção ambiental é uma ferramenta para nortear o professor na melhor escolha do método de ensino-aprendizagem, além de permitir que os assuntos sejam tratados de forma contextualizada com o que os alunos trazem para a sala de aula. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do 6º ano do ensino fundamental com relação aos morcegos. Foram entrevistados 100 alunos entre 11 e 13 anos. A entrevista foi realizada por meio de questionário com quatro questões fechadas e uma aberta. Foi possível identificar que os alunos possuem um bom conhecimento sobre os morcegos, entretanto uma parcela considerável ainda possui um conhecimento equivocado sobre esse grupo, demonstrando que programas de Educação Ambiental são necessários para uma melhor conscientização ambiental. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização no Ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Superstição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Superstition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School environment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
| Título: dc.title | Percepções de estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre os morcegos (Mammalia, Chiroptera) em Leme, São Paulo | - |
| Título: dc.title | Perceptions of 6th grade students on bats (Mammalia, Chiroptera) in Leme, São Paulo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: