Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valmorbida, Sandra Mara Iesbik | - |
Autor(es): dc.contributor | Valmorbida, Sandra Mara Iesbik | - |
Autor(es): dc.contributor | Giasson, Oldair Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Rubbo, Priscila | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Isadora Padovani | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Vanessa Lopes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:04:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:04:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34226 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106854 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to analyze the perception of accountants regarding the insertion and professional development of female accountants in leadership positions. The main purpose is to understand how accounting professionals perceive the presence of women in leadership positions, identifying their opinions and views on the opportunities and challenges faced by women in the profession. Therefore, the study used a qualitative approach, based on a questionnaire adapted from an interview in an article similar to the research, which was carried out at the University of Minho, in Portugal. The research was aimed at a group of accountants who worked in leadership positions and accountants who did not work in leadership positions. The sample consisted of 43 respondents, all graduates of the Accounting Sciences course at the Federal Technological University of Paraná - Pato Branco Campus, obtained through an online survey. In this context, the responses were analyzed graphically, based on descriptive statistics and exploratory analysis, contrasting the responses into groups, being accountants with experience in leadership positions and accountants who do not work in leadership positions, also being related by gender. The results revealed that women's access to leadership positions in accounting is perceived as challenging, often due to issues related to motherhood and work-life balance. However, there were indications of progress, with an increase in the number of women in leadership positions. This highlights the importance of social and professional changes in promoting gender equity in the accounting profession. Thus, the study contributed to the debate on gender equity in accounting and highlights the importance of an ethical approach and continuing education in the profession, through professional associations with incentives for the topic, in addition to the constant evolution of the job market. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve por objetivo analisar a percepção dos contadores em relação a inserção e desenvolvimento profissional da mulher contadora em cargos de liderança. O propósito principal é compreender como os profissionais contábeis percebem a presença das mulheres em cargos de liderança, identificando suas opiniões e visões sobre as oportunidades e desafios enfrentados por mulheres na profissão. Diante disso, o estudo empregou uma abordagem qualitativa, a partir de questionário adaptado de uma entrevista de artigo similar à pesquisa, que foi realizada na Universidade do Minho, em Portugal. A pesquisa foi destinada a grupo de contadores que atuaram em cargos de liderança e contadores que não trabalharam em cargos de liderança. A amostra foi composta por 43 respondentes, todos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco, obtidas por meio de pesquisa online. Neste contexto, as respostas foram analisadas graficamente, a partir de estatística descritiva e análise exploratória, contrastando as respostas em grupos, sendo contadores com experiência em cargos de liderança e contadores que não trabalham em cargos de liderança, sendo relacionados também por gênero. Os resultados revelaram que o acesso das mulheres a cargos de liderança na contabilidade é percebido como desafiador, frequentemente devido a questões relacionadas à maternidade e à conciliação entre vida pessoal e profissional. No entanto, houve indicações de progresso, com um aumento no número de mulheres em posições de liderança. Isso destaca a importância das mudanças sociais e profissionais em promover a equidade de gênero na profissão contábil. Assim, o estudo contribuiu para o debate sobre equidade de gênero na contabilidade e ressalta a importância da abordagem ética e da educação continuada na profissão, através de associações profissionais com incentivos à temática, além da constante evolução do mercado de trabalho. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis | - |
Publicador: dc.publisher | Ciências Contábeis | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leadership | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accountants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | - |
Título: dc.title | Equidade de gênero e crescimento profissional: percepção dos contadores sobre a inserção da mulher contadora em cargos de liderança | - |
Título: dc.title | Gender equity and professional growth: perception of accountants on the insertion of woman accountants in leadership positions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: