O ensino na obra De Magistro, de Tomás de Aquino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gustavo Felipe da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:04:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:04:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29656-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106833-
Descrição: dc.descriptionAfter receiving the works of Aristotle in the Middle Ages, there was a great influence on Western thought that preceded the 13th century, especially in the works of Thomas Aquinas, who assimilated the new Aristotelian concepts, and added them to the thinking of the Middle Ages. The objective of this research is to present the conceptions about teaching in De Magistro, by Thomas Aquinas, in the light of the context of universities and Aristotelian philosophy, in order to better understand his idea about the subject. Furthermore, the work allows us to demonstrate that in the medieval period, there was intellectual innovation and development, unlike the concept of the Middle Ages diffused by the Illuminism.-
Descrição: dc.descriptionApós a recepção das obras de Aristóteles no medievo, ocorreu uma grande influência no pensamento ocidental que precedeu o século XIII, sobretudo nas obras de Tomás de Aquino, que assimilou os novos conceitos aristotélicos e os agregou ao pensar da Idade Média. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar as concepções acerca do ensino no De Magistro, de Tomás de Aquino, à luz do contexto das universidades e da filosofia Aristotélica, afim de melhor compreender sua ideia sobre o tema. Além disso, o trabalho nos permitiu demonstrar que, no período medieval, houve inovação intelectual e desenvolvimento, diferentemente do conceito de Idade Media difundido pelo Iluminismo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação medieval-
Palavras-chave: dc.subjectIdade Média - História-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Medieval-
Palavras-chave: dc.subjectMiddle ages - History-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO ensino na obra De Magistro, de Tomás de Aquino-
Título: dc.titleTeaching in the work De Magistro, by Tomas Aquinas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.