As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Aparecido-
Autor(es): dc.creatorCordeiro, Israel Correia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:04:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:04:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18847-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106782-
Descrição: dc.descriptionEl objetivo del presente estudio tiene por base presentar las historietas (HQs) como herramienta de incentivo a la lectura, teniendo en vista, el bajo costo y la amplia aceptación por parte de los alumnos, de la enseñanza infantil al medio, y sus recursos literarios. Discurre sobre los orígenes de las historietas, su desarrollo, así como el preconcepto inicial por parte de la comunidad escolar, y su actual utilización en los medios pedagógicos y su valor como texto multimodal. Este trabajo de investigación se basa en las investigaciones de VERGUEIRO (2007) que nos apunta a las HQ como un incentivo para incrementar las clases y motivar a los alumnos, y MAYER (2001) que nos muestra que los seres humanos poseen dos canales para captar las informaciones al suyo alrededor: el verbal, y el visual, del cual las historietas, son el mayor ejemplo.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é apresentar as histórias em quadrinhos (HQs) como ferramentas de incentivo à leitura, tendo em vista o baixo custo e a ampla aceitação por parte dos alunos da educação infantil ao ensino médio, e seus recursos literários. Neste texto, discorremos sobre as origens das histórias em quadrinhos, seu desenvolvimento, bem como o preconceito inicial por parte da comunidade escolar e sua atual utilização nos meios pedagógicos e seu valor como texto multimodal. Este trabalho de pesquisa se baseia nas pesquisas de VERGUEIRO (2007), que nos aponta as HQs como um incentivo para incrementar as aulas e motivar os alunos, e MAYER (2001), que nos mostra que os seres humanos possuem dois canais para captar as informações ao seu redor: o verbal, e o visual, do qual as histórias em quadrinhos são o maior exemplo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectComic books, strips, etc-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleAs histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.