Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rômel da Rosa da | - |
Autor(es): dc.creator | Mário, Luciane Cechin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:03:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:03:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/940 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106591 | - |
Descrição: dc.description | The present study aims at presenting an experience in the teaching of Mathematics using two technological resources: the GeoGebra software and the Global Positioning System gadget (GPS) in the high school and technical course in Electro-mechanics for over eighteen-year-old youngsters and adults at IFSC, campus Chapecó. This study presents an alternative way of teaching with the goal of enhancing students’ motivation for studying Mathematics; thus, reducing the difficulties encountered in the learning process.The conception, planning and execution of the Analytics Geometry classes in which GeoGebra was used and in which the GPS was used to demonstrate the applicability of the studied contents are detailedly described in the method chapter. Participants answered a questionnaire at the end of each class. The questionnaires were analysed and the written evaluations were compared in a qualitative basis to the written evaluations from previous classes the researcher and teacher taught. The use of Geogebra and the GPS allowed for a better exploration of the contents and an awaken for learning. The use of alternative resources and demonstrations of real life applications reflect in a positive way upon learning of and interest in the Mathematics classes. Teachers’ and students’ compromise and envolvement are essential to the success of the learning process. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | O trabalho apresenta uma experiência vivenciada no ensino da Matemática que foi aplicada no curso técnico de Nível Médio em Eletromecânica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do IFSC, Câmpus Chapecó, onde utilizou-se dois recursos tecnológicos: o software GeoGebra e o Global Positioning System (GPS). Relata como foram planejadas e executadas as aulas de Geometria Analítica com o uso do software GeoGebra e apresenta uma aplicação prática de alguns conteúdos estudados com o uso do GPS. Para avaliar os trabalhos desenvolvidos foi aplicado um questionário ao término dos encontros. Este trabalho aborda uma forma alternativa de ensino, na busca de motivar nossos alunos a gostar de estudar matemática, visando amenizar as dificuldades encontradas na aprendizagem. A utilização desses recursos permitiu uma melhor exploração dos conteúdos que foram estudados em Geometria Analítica, bem como um despertar maior para a aprendizagem. A conclusão que se chegou é que o uso de ferramentas alternativas reflete, de forma positiva, na aprendizagem e interesse pelas aulas de Matemática, como também, a aplicação de conteúdos em situações reais. Mas de nada adianta esses recursos, se não houver um envolvimento e comprometimento nas aulas, por parte do professor e principalmente pelos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational software | - |
Título: dc.title | O uso de recursos tecnológicos nas aulas de matemática no PROEJA: uma experiência no IFSC, câmpus Chapecó | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: