Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Angelica Cristina Rivelini da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3622391715613904 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Angelica Cristina Rivelini da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3622391715613904 | - |
Autor(es): dc.contributor | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Ricardo Aparecido | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8969-4787 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5869296136601055 | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Elisa Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:03:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:03:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33781 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106584 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Formação continuada para professores a educomunicação: vídeos como ferramenta didática para o ensino de geografia tema: poluição ambiental | - |
Descrição: dc.description | Educommunication is a term used since 1980 through the combination of communication and education. Educational practices using this method contribute to more meaningful learning of curricular content. The use of videos to produce audiovisual resources provides teachers with a new possibility. The ABV method – video-based learning linked to Educommunication, can facilitate the understanding of important aspects of the geography discipline, making it possible to develop new teaching resources, in a critical and thought-provoking way. The objective of this work was to analyze the perception of teachers from the public basic education network in the city of Cornélio Procópio, during the workshop: 'Educommunication: videos as a didactic tool for teaching geography', in order to validate the use and application of the method in your daily life. Through bibliometric analysis, it was possible to assess the relevance of the theme. For this purpose, the information was extracted using the Dimensions database and the VOSviewer software was used for interpretation. The analysis of the workshop data is qualitative in nature, and for the interpretation of the data and its analysis, it was based on the theoretical and methodological assumptions of Bardin's content analysis (2016). Through the analyzes it was concluded that the proposed practice is applicable, and that it is viable for teachers to reproduce it, as well as its use in a multidisciplinary way. | - |
Descrição: dc.description | A Educomunicação é um termo utilizado desde 1980 através da junção da comunicação e educação. As práticas educativas com o uso deste método contribuem para uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos curriculares. A utilização de vídeos para a produção de recursos audiovisuais, proporcionam aos professores uma nova possibilidade. O método ABV – aprendizagem baseada em vídeo atrelada a Educomunicação, pode facilitar a compreensão de aspectos importantes da disciplina de geografia, sendo possível o desenvolvimento de novos recursos didáticos, de forma crítica e instigante. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de professores da rede pública de educação básica da cidade de Cornélio Procópio, ao decorrer da oficina: ‘A Educomunicação: vídeos como ferramenta didática para o ensino de geografia’, de forma a validar a utilização e aplicação do método em seu dia a dia. Por meio da análise bibliométrica foi possível avaliar a relevância da temática, para tal a extração das informações foi realizada por meio do banco de dados Dimensions e para interpretação utilizouse o software VOSviewer. A análise dos dados da oficina é de cunho qualitativo, e para a interpretação dos dados e sua análise baseou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da análise de conteúdo de Bardin (2016). Por meio das análises concluiu-se que a prática proposta é aplicável, sendo viável sua reprodução pelos professores, bem como sua utilização de forma multidisciplinar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | A Educomunicação: análise da formação continuada para professores da educação básica sobre vídeos como ferramenta didática para o ensino de geografia | - |
Título: dc.title | Educommunication: analysis of continuing training for basic education teachers on videos as a teaching tool for teaching geography | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: