Roteiro de atividades de biologia de campo para o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (MS)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAffonso, Igor de Paiva-
Autor(es): dc.contributorAffonso, Igor de Paiva-
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorBraghin, Louizi de Souza Magalhães-
Autor(es): dc.contributorSilva, João Vitor Fonseca da-
Autor(es): dc.creatorWagner, Maíra Ferrari-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:03:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:03:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36873-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106582-
Descrição: dc.descriptionThe diversification of teaching methodological strategies is essential to make the teaching-learning process more attractive and interesting. Using natural environments as non-formal teaching spaces facilitates the assimilation of theory and practice. It is proposed to develop a field trip guide with practical activities under the context of the Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, located in the state of Mato Grosso do Sul, Brazil. The Park, a fully protected Conservation Unit, encompasses important areas for the preservation of natural ecosystems, serving as a refuge for wildlife and characterized as a site with significant ecological and educational potential. There is a scarcity of educational materials of this type, and this guide aims to fill that gap and assist teachers in planning and selecting content for field activities. Through bibliographic research and a visit to the Park, data was collected to support the information contained in the developed material. As a result, a structured field trip guide was developed, organized into pre-field and field moments, which integrates Science and Biology content in an accessible manner for all educational levels, allowing the facilitator to determine the desired depth of the activities. It is concluded that the use of field trips promotes content contextualization and student engagement. A well-planned field trip can enhance experiences and learning.-
Descrição: dc.descriptionA diversificação de estratégias metodológicas de ensino é essencial para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e interessante. Utilizar ambientes naturais como espaços não-formais de ensino favorece a assimilação entre teoria e prática. Propõe-se a elaborar um roteiro de saída de campo com atividades práticas desenvolvidas sob o contexto do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. O Parque, uma Unidade de Conservação de proteção integral, abrange importantes áreas de preservação de ecossistemas naturais servindo de refúgio à vida selvagem, caracterizando-se como um local de potencial ecológico e educacional. Contatou-se uma escassez de materiais didáticos deste tipo sendo este roteiro uma forma de suprir essa lacuna e auxiliar professores no planejamento e na seleção de conteúdos para atividades de campo. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e uma visita ao Parque foi feito um levantamento de dados de modo a subsidiar as informações contidas no material elaborado. Como resultado, desenvolveu-se um roteiro de saída de campo estruturado em momentos pré-campo e campo, o qual integra conteúdos de Ciências e Biologia de forma acessível a todos os níveis de ensino, permitindo que o facilitador defina o grau de aprofundamento desejado para as atividades. Conclui-se que a utilização de saídas de campo promove a contextualização de conteúdo e o engajamento dos estudantes. Uma saída de campo com planejamento eficiente pode potencializar as experiências e aprendizados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ensino-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos naturais - Conservação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Programas de atividades-
Palavras-chave: dc.subjectIvinhema, Rio, Bacia (MS)-
Palavras-chave: dc.subjectBiology - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectNon-formal education-
Palavras-chave: dc.subjectConservation of natural resources-
Palavras-chave: dc.subjectActivity programs in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleRoteiro de atividades de biologia de campo para o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (MS)-
Título: dc.titleA biology guide for the Ivinhema River Floodplain State Park (MS) - Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.