Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Guataçara dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6234-7961 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5026078100746374 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Rui Pedro Sanches de Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7974-180X | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7974-180X | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Guataçara dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6234-7961 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5026078100746374 | - |
Autor(es): dc.contributor | Resende, Luis Mauricio Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4151-0843 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandalise, Mary Ângela Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3674-5314 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3215978829755641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3313-1472 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9560346396921728 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Rudolph dos Santos Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0504-7329 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3796193323524023 | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Caroline Subirá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:02:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:02:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30958 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106427 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Caminhos para o ensino de probabilidade e estatística na formação de engenheiro pesquisador | - |
Descrição: dc.description | This research had as a general objective to propose possible ways for the composition of a strategy for the Statistics and Probability teaching, aiming a teaching that takes into consideration a theoretical-practical approach as well as which contributes to the researcher Engineer education. The research has been organized in 5 stages and, in order to meet the general objective, a field research was applied in the Production Engineering course at Federal Technological University of Paraná, in Ponta Grossa. The research was applied in the subjects of Probability and Statistics, as well as in the Engineering Process. The data were analyzed in the light of Discursive Textual Analyses (MORAES; GALIAZZI, 2016) which allowed the construction of a path to the composition of a strategy for the Statistics and Probability teaching, aiming a teaching that takes into consideration a theoretical-practical approach and that it contributes to the researcher Engineer training. The path built pointed to the necessity of stages that include: software for statistics simulations, software for communication among the ones involved in the teaching and learning process, cooperative work and construction of the scientific research or research project as a proposal to carry out the theoretical-practical approach of the contents and to contribute to the researcher Engineer training. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo geral propor possíveis caminhos para composição de uma estratégia para o ensino de Probabilidade e Estatística, visando a um ensino que considere uma abordagem teórico-prática e contribua para a formação do Engenheiro pesquisador. A pesquisa foi organizada em 5 etapas e, para atender o objetivo geral, aplicou-se uma pesquisa de campo no curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Ponta Grossa. A pesquisa foi aplicada nas disciplinas de Probabilidade e Estatística e Engineering Design Process. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) e permitiram a construção de um caminho para a composição de uma estratégia para o ensino de Probabilidade e Estatística, visando a um ensino que considere uma abordagem teórico-prática e contribua para a formação do Engenheiro pesquisador. O caminho construído apontou para a necessidade de etapas que contemplam: softwares para simulações estatísticas, softwares para comunicação entre envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, trabalho cooperativo e construção da pesquisa científica ou projeto de pesquisa como proposta para efetivar a abordagem teóricoprática dos conteúdos e contribuir com a formação do Engenheiro pesquisador. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Statistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Caminhos para o ensino de probabilidade e estatística na formação de engenheiro pesquisador | - |
Título: dc.title | Paths for teaching probability and statistics in the training of research engineers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: