Desafios e possibilidades na produção e disponibilização de textos digitais acessíveis para estudantes com deficiência visual no ensino superior

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Autor(es): dc.contributorMichaloski, Ariel Orlei-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-5802-3764-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3016288410389201-
Autor(es): dc.contributorRetorta, Miriam Sester-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-4891-5659-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8289235108451015-
Autor(es): dc.contributorMichaloski, Ariel Orlei-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-5802-3764-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3016288410389201-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Fabiana Vanessa Achy de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-5103-1283-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8707553378528611-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Jair de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-7847-698X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3690696890351902-
Autor(es): dc.contributorSiqueira, José Ricardo Maia de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-5219-6621-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1052885943501216-
Autor(es): dc.contributorRetorta, Miriam Sester-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-4891-5659-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8289235108451015-
Autor(es): dc.creatorMoriyama, Adriana Kiomi Michina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:02:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:02:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34988-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106360-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produção técnica: Plano de ação do processo de adaptação de matérias para leitores de tela / Processo de adaptação de materiais para leitores de tela-
Descrição: dc.descriptionThis study addresses the inclusion of students with visual impairments in Higher Education, focusing on the production and availability of accessible digital texts at a federal university in southern Brazil. The research is based on legislation such as Law No. 9,394/2006, which establishes the Guidelines and Bases of Education, Law No. 13,146/2015, known as the Statute of Persons with Disabilities and the Marrakesh Treaty, whose regulation was implemented by Decree No. 10,882/2021, which aim to facilitate access to printed texts by people who are blind, visually impaired or have other difficulties. The relevance of Informational Accessibility is also highlighted, through Assistive Technology resources, such as screen readers and audio description, to promote the autonomy of these students. Thus, the objective proposed in this work was to identify the challenges faced by the sectors involved in the production and availability of accessible digital texts for university students with visual impairments in this process and to propose solutions based on successful models in other public higher education institutions that can be adapted to the reality of this university. The findings reveal that, despite inclusion policies and programs, there are still challenges in the effective implementation of inclusive practices. Staff turnover in adapting materials appears as a central challenge, suggesting the need for investments in continuous training and retention of professionals. The importance of collaboration between different sectors to promote inclusive and accessible education is evident. As a result of the research, a procedural guide was created for the production and availability of accessible digital texts, aiming to standardize practices and meet the needs of students with visual impairments.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo aborda a inclusão de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior, com foco na produção e disponibilização de textos digitais acessíveis em uma universidade federal do sul do Brasil. A pesquisa parte da legislação como a Lei nº 9.394/2006, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação, na Lei nº 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência e o Tratado de Marraqueche, cuja regulamentação foi efetivada pelo Decreto n° 10.882/2021, os quais visam facilitar o acesso a textos impressos por pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades. Destaca-se também a relevância da Acessibilidade Informacional, através de recursos da Tecnologia Assistiva, como leitores de tela e da audiodescrição, para promover a autonomia desses estudantes. Assim, o objetivo proposto neste trabalho foi identificar os desafios enfrentados pelos setores envolvidos na produção e disponibilização de textos digitais acessíveis para estudantes universitários com deficiência visual nesse processo e propor soluções a partir de modelos bem-sucedidos em outras instituições de ensino superior públicas que possam ser adaptados à realidade dessa universidade. Os achados revelam que, apesar das políticas e programas de inclusão, ainda há desafios na implementação efetiva das práticas inclusivas. A rotatividade de pessoal na adaptação de materiais aparece como um desafio central, sugerindo a necessidade de investimentos em capacitação contínua e permanência de profissionais. Evidencia-se a importância da colaboração entre diferentes setores para promover uma educação inclusiva e acessível. Como resultado da pesquisa, foi elaborado um processo para a produção e disponibilização de textos digitais acessíveis, visando padronizar práticas e atender às necessidades dos alunos com deficiência visual.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Administração Pública-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectTextos - Digitalização-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação de empregados-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectStudents with visual disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectTexts - Digitization-
Palavras-chave: dc.subjectEmployees - Coaching of-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Higher-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração Pública-
Título: dc.titleDesafios e possibilidades na produção e disponibilização de textos digitais acessíveis para estudantes com deficiência visual no ensino superior-
Título: dc.titleChallenges and possibilities in the production and provision of accessible digital texts for students with visual impairment in higher education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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