
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Janete Santa Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Borges, Aparecida Éllen dos Santos Cipriano | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:02:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:02:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20929 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106275 | - |
| Descrição: dc.description | This work has the theme briefly to present the path of history of reading since Greek ancient times until the present day. Then reflect on the concept of reading and how this happens in schools. It also analyzes inserting the new technologies in the teaching process\learning that allows students to rebuild their view of the Reading classes, making it pleasant, with the freedom to express themselves, working their critical thinking. It is interesting to emphasize that it is a study of bibliographic nature. One of the issues discussed in this paper is on the social practices of reading in each period and the importance of training the student to develop the work of the practice of reading in the classroom | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como temática apresentar de forma sucinta a trajetória da história da leitura desde a antiguidade grega até nossos dias. Depois, refletir sobre o conceito de leitura e como esta se dá no âmbito escolar. Também se analisa a inserção das novas tecnologias nesse processo de ensino\aprendizagem que permite ao aluno reconstruir sua visão em relação às aulas de leitura, tornando-a prazerosa, com liberdade para se expressar, trabalhando o senso crítico dos educandos. Interessa ressaltar que se trata de um trabalho de cunho bibliográfico. Um dos pontos discutidos neste trabalho é sobre as práticas sociais da leitura e sua importância na formação do educando por meio do trabalho da prática de leitura em sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Books-History | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | Leitura: uma percepção da antiguidade grega à atualidade | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: