
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Ana Carla | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Luís Fernando Wiltemburg | - |
| Autor(es): dc.creator | Dutra, Alessandra | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Givan José Ferreira dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:02:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:02:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31620 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106243 | - |
| Descrição: dc.description | O estudo apresenta reflexões e possibilidades relacionadas ao módulo de reconhecimento do gênero textual na modelização didática do objeto de ensino dissertação-argumentativa no Ensino Médio sob os moldes do gênero apreciados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, apresenta revisão de literatura que explicita a presentificação do objeto de ensino, correspondente a este módulo de reconhecimento. O percurso epistemológico compreende a concepção interacionista de desenvolvimento humano mediado e observado pela linguagem, a partir dos postulados de Vygotsky e Bakhtin, do interacionismo sócio-discursivo no que tange à transposição didática e a documentos orientadores, como a Matriz de Referência da Redação do Enem e a Cartilha do Participante. Como resultado, apresenta-se proposta metodológica produtiva para professores e estudantes do Ensino Médio sobre o gênero textual dissertativo-argumentativo do Enem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Relação: dc.relation | Desenredo: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo | - |
| Relação: dc.relation | http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7367 | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic writing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language and languages | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
| Título: dc.title | Módulo de reconhecimento do gênero: dissertação argumentativa do Enem sob perspectiva interacionista | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: