Módulo de reconhecimento do gênero: dissertação argumentativa do Enem sob perspectiva interacionista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Ana Carla-
Autor(es): dc.creatorSantos, Luís Fernando Wiltemburg-
Autor(es): dc.creatorDutra, Alessandra-
Autor(es): dc.creatorSantos, Givan José Ferreira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:02:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:02:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31620-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106243-
Descrição: dc.descriptionO estudo apresenta reflexões e possibilidades relacionadas ao módulo de reconhecimento do gênero textual na modelização didática do objeto de ensino dissertação-argumentativa no Ensino Médio sob os moldes do gênero apreciados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, apresenta revisão de literatura que explicita a presentificação do objeto de ensino, correspondente a este módulo de reconhecimento. O percurso epistemológico compreende a concepção interacionista de desenvolvimento humano mediado e observado pela linguagem, a partir dos postulados de Vygotsky e Bakhtin, do interacionismo sócio-discursivo no que tange à transposição didática e a documentos orientadores, como a Matriz de Referência da Redação do Enem e a Cartilha do Participante. Como resultado, apresenta-se proposta metodológica produtiva para professores e estudantes do Ensino Médio sobre o gênero textual dissertativo-argumentativo do Enem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Relação: dc.relationDesenredo: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo-
Relação: dc.relationhttp://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7367-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic writing-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleMódulo de reconhecimento do gênero: dissertação argumentativa do Enem sob perspectiva interacionista-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.