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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
| Autor(es): dc.creator | Pigosso, Fernando Roberto Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:01:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:01:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20804 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106191 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a discussão do percurso e a análise do processo de construção das Diretrizes Curriculares do Estado Paraná (DCEs) com a realização de um resgate histórico e metodológico. Pretendeu-se verificar a relação o caminho percorrido pela educação do Paraná, partindo das teorias criticas e as correntes pedagógicas existentes nas práticas pedagógicas da Educação Física até a criação do documento norteador da Educação nesse Estado, em espacial da Educação Física através da consolidação das DCEs. Trata-se, portanto de uma pesquisa bibliográfica, de forma a estabelecer um amplo diálogo com as referências utilizadas que trataram dessa temática. O fim da ditadura militar levou o sistema educacional em nosso país a passar por uma grande reformulação, o que possibilitou o fortalecimento do caráter cientifico e metodológico de forma a dar maior consonância para o caráter cientifico da educação física, permitindo dessa forma a quebra de paradigma da aptidão física e da esportivização. O texto apresenta as teorias pedagógicas no âmbito da educação física. A análise das teorias críticas que possuem como base o materialismo histórico dialético da abordagem Histórico-Critica, pedagogia esta que busca realizar um resgate da importância da escola, oportunizou para essa disciplina uma nova organização no processo ensino-aprendizado. Como resultados desse estudo constatou-se que embora a pedagogia histórico crítica tenha influenciado diretamente as DCEs, há muitos professores que não ministram suas aulas e não incorporaram os pressupostos teóricos e metodológicos em sua práxis escolar. Isso tem levado a um ecletismo de diferentes tendências em suas práticas escolares. Por outro lado identificou-se o grande avanço dessas diretrizes, e a possibilidade de viabilizar outras metodologias que valorizam a atividade física, não como objeto de melhoramento e disciplinarização dos corpos, ou pela concorrência imposta entre os sujeitos praticantes da educação física. Mas professores e alunos podem constituirse enquanto sujeitos históricos do conhecimento, a partir de uma práxis transformadora, com metodologias que contribuem além da formação corporal, de ritmos e movimentos, despertar e desenvolver o senso crítico, a partir de uma nova ação incorporada e reproduzida por parte do professor viabilizando transformações que interferem diretamente no processo Ensino-Aprendizado. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física - Legislação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physical education and training - Law and legislation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critical pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | A pedagogia histórico crítica no estado do Paraná, o caminho até as DCEs da disciplina de educação física | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
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