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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Koscianski, André | - |
| Autor(es): dc.contributor | Yonezawa, Wilson Massashiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Lealdino Filho, Pedro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:01:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:01:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1442 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106167 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha: Manual operacional do jogo digital educacional: “As aventuras de Simon Bile” | - |
| Descrição: dc.description | One of the challenges of mathematics education is creating motivational spaces to teach. Digital games are powerfull tools that have positive impact in students' feelings toward the subject and then contribute to their studies. The present work investigates the fundamental elements to develop educational digital games, in order to find a clear relationship between learning theories and software engineering. The aim of this research was assess the motivation achieved by an educational digital game, called “The Simon Bile’s Adventure”, developed during the dissertation. After an initial test during the game development, an experimental research was conducted with a sample of 50 students divided in two groups, control and experimental. A survey was used as an instrument based in ARCS model of keller (2010) and a demographic survey. The datas' analysis indicated positive outcomes, because the game, that has been constructed within mathematical problems, motivated students to enjoy it and spend time on it. | - |
| Descrição: dc.description | A educação matemática tem como um dos desafios criar espaços motivadores para o ensino. Jogos digitais tem o potencial de influir positivamente sobre o sentimento dos alunos quanto ao ambiente da disciplina e assim contribuir com os estudos. Este trabalho investiga elementos para o desenvolvimento de jogos digitais educativos, buscando uma relação clara com teorias de ensino-aprendizagem e aplicando técnicas de engenharia de software. O objetivo da pesquisa é aferir a motivação conseguida por um jogo educativo de matemática, “As aventuras de Simon Bile”, implementado dentro da dissertação. Depois de um teste inicial durante o desenvolvimento do jogo, uma pesquisa experimental foi conduzida com uma amostra de 50 alunos dividida em dois grupos, de controle e experimental. Utilizaram-se como instrumentos um questionário demográfico e um questionário de motivação baseado no modelo ARCS de Keller (2010). A análise dos dados indicou resultados favoráveis, no sentido do jogo construído sobre problemas matemáticos ser motivador para os alunos e permitir que eles dediquem tempo a ele. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Games in mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
| Título: dc.title | Jogo digital educativo para o ensino de matemática | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
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