Educação ambiental: pneus inservíveis e os objetivos de desenvolvimento sustentável por meio de aprendizagem baseada em projeto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Michelle Budke-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-5603-9866-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8752647892614261-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6295-1619-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8830429960630659-
Autor(es): dc.contributorVacheski, Géssica Mayara Otto-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-1050-5144-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2503204013455796-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6295-1619-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8830429960630659-
Autor(es): dc.contributorBocardi, Juliane Maria Bergamin-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-1880-4376-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5629436606338676-
Autor(es): dc.creatorLima, Andréia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:01:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:01:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31607-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106164-
Descrição: dc.descriptionProject-Based Learning (PBL) is an active methodology that promotes educational actions that arouse students' interest in the content of the different curricular components, stimulating skills to form critical, reflective citizens, transformers of society who seek alternatives for solving problems. Real problems. Thus, this work proposes the application of PBL, associated with Environmental Education (EA) and the reuse of waste tires, with elementary school students in a public school. This research's central objective was to promote sustainable practices through a methodology that enables conscious learning. The method proposed the development of solutions for the disposal of waste tires through the steps of the ABP, under an action-research approach, using questionnaires as a data production instrument. The results demonstrate that the ABP methodology related to EA, the Sustainable Development Goals, and waste tires enabled team work, creativity, and problem solving. In addition, it promoted environmental awareness and the expansion of students' conceptions beyond the subject contents.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionA Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) é uma metodologia ativa que promove ações educacionais, que despertem o interesse dos estudantes em conteúdo dos diferentes componentes curriculares, estimulando competências para formar cidadãos críticos, reflexivos, transformadores da sociedade, que buscam alternativas para a resolução de problemas reais. Assim, este trabalho traz como proposta a aplicação da ABP, associada a Educação Ambiental (EA) e a reutilização de pneus inservíveis, junto a alunos do Ensino Fundamental em uma escola pública. O objetivo central dessa pesquisa foi contribuir para a promoção de práticas sustentáveis, através de uma metodologia que possibilite o aprendizado consciente. A metodologia propôs o desenvolvimento de soluções para o descarte de pneus inservíveis mediante aos passos da ABP, sob uma abordagem de pesquisa-ação, utilizando questionários como instrumento de produção de dados. Os resultados demonstram que a metodologia ABP relacionada a EA, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e pneus inservíveis, possibilitou trabalho em equipe, a criatividade e a resolução do problema. Além disso, promoveu a sensibilização ambiental e a ampliação das concepções dos estudantes para além dos conteúdos disciplinares.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliaries-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleEducação ambiental: pneus inservíveis e os objetivos de desenvolvimento sustentável por meio de aprendizagem baseada em projeto-
Título: dc.titleEnvironmental education: unsavable tires and objectives of sustainable development through project-based learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.