Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Michelle Budke | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5603-9866 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8752647892614261 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6295-1619 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8830429960630659 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vacheski, Géssica Mayara Otto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1050-5144 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2503204013455796 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6295-1619 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8830429960630659 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1880-4376 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5629436606338676 | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Andréia de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:01:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:01:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31607 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106164 | - |
Descrição: dc.description | Project-Based Learning (PBL) is an active methodology that promotes educational actions that arouse students' interest in the content of the different curricular components, stimulating skills to form critical, reflective citizens, transformers of society who seek alternatives for solving problems. Real problems. Thus, this work proposes the application of PBL, associated with Environmental Education (EA) and the reuse of waste tires, with elementary school students in a public school. This research's central objective was to promote sustainable practices through a methodology that enables conscious learning. The method proposed the development of solutions for the disposal of waste tires through the steps of the ABP, under an action-research approach, using questionnaires as a data production instrument. The results demonstrate that the ABP methodology related to EA, the Sustainable Development Goals, and waste tires enabled team work, creativity, and problem solving. In addition, it promoted environmental awareness and the expansion of students' conceptions beyond the subject contents. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | A Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) é uma metodologia ativa que promove ações educacionais, que despertem o interesse dos estudantes em conteúdo dos diferentes componentes curriculares, estimulando competências para formar cidadãos críticos, reflexivos, transformadores da sociedade, que buscam alternativas para a resolução de problemas reais. Assim, este trabalho traz como proposta a aplicação da ABP, associada a Educação Ambiental (EA) e a reutilização de pneus inservíveis, junto a alunos do Ensino Fundamental em uma escola pública. O objetivo central dessa pesquisa foi contribuir para a promoção de práticas sustentáveis, através de uma metodologia que possibilite o aprendizado consciente. A metodologia propôs o desenvolvimento de soluções para o descarte de pneus inservíveis mediante aos passos da ABP, sob uma abordagem de pesquisa-ação, utilizando questionários como instrumento de produção de dados. Os resultados demonstram que a metodologia ABP relacionada a EA, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e pneus inservíveis, possibilitou trabalho em equipe, a criatividade e a resolução do problema. Além disso, promoveu a sensibilização ambiental e a ampliação das concepções dos estudantes para além dos conteúdos disciplinares. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliaries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Educação ambiental: pneus inservíveis e os objetivos de desenvolvimento sustentável por meio de aprendizagem baseada em projeto | - |
Título: dc.title | Environmental education: unsavable tires and objectives of sustainable development through project-based learning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: