
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Alessandra Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:01:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:01:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26748 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1106095 | - |
| Descrição: dc.description | This research had as theme the school manager role in the raising of readers which was analyzed the value of reading and how it happens the leading role of manager on the process of fluent readers formation. The research was made by interviews with public schools’ managers of municipal schools that offer the Elementary School–beginningyears, literacy stage (1st and 2nd year) andthe raising of readers. The reading fluency is each time more required and essential to the full social participation, the reading is present in our daily routine through books, in newspapers, magazines, billboards, traffic signs, social media and nonverbal texts. The school is the essential environment to provide the reading learning by distinctactivities to create opportunities and purchase new informations and allow a reading flowy. In this regard, the school manager has a very important role, as coordinate educational activities on reading. With the research, we conclued that the managers know each other as leaders in the process of readers raising, aware of its role and active, prepared to assist the students full development, however it is importanta more indicative study to check if this participation really assist to the strenght of readers raising and reflects on educational actions to behold the Political-Pedagocial Project of schools. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática o papel do gestor escolar na formação de leitores, o qual analisou o valor da leitura e como acontece o protagonismo do gestor no processo de formação de leitores fluentes. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista com gestores de escolas públicas da rede municipais que ofertam o Ensino Fundamental Anos Iniciais, etapa escolar de alfabetização (1º e 2º ano) e construção de sujeitos leitores. A fluência em leitura é cada vez mais necessária e imprescindível para a plena participação social, a leitura se faz presente no nosso cotidiano, por meio de livros em texto de jornais, revistas, outdoors, placas de trânsito, redes sociais, além dos textos não verbais. A escola é o ambiente fundamental para propiciar a aprendizagem da leitura por meio de atividades diferenciadas para que oportunize a aquisição de novas informações e possibilite a fluidez na leitura. Nesse sentido, o gestor escolar tem um papel muito importante, como articular ações pedagógicas na leitura. Com a pesquisa concluímos que os gestores se reconhecem como protagonistas no processo de formação de leitores, conscientes de seu papel e atuantes, dispostos a colaborar para o desenvolvimento integral dos estudantes, porém é necessário um estudo mais revelador se essa participação realmente contribui para o fortalecimento da formação de leitores e refletir sobre ações pedagógicas que contemplem o Projeto Político-Pedagógico das escolas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura – Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Development Reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | O papel do gestor escolar na formação de leitores | - |
| Título: dc.title | The school manager role in the raising of readers | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: