O ensino da peça “A megera domada” de William Shakespeare com adaptação para o cordel de Marco Haurélio para alunos do ensino fundamental: anos finais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamilotti, Camila Paula-
Autor(es): dc.contributorStankiewicz, Mariese Ribas-
Autor(es): dc.contributorDagios, Marcele Garbin-
Autor(es): dc.contributorCamilotti, Camila Paula-
Autor(es): dc.creatorAntonelli, Maryeli Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:01:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:01:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34121-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105958-
Descrição: dc.descriptionThis Course Completion Work presents a study about the Shakespearean play The Taming of the Shrew, adapted for string by Marco Haurélio, for which a didactic sequence is suggested for students of the eighth year of elementary school - final years. This work is justified by the lack of research on the subject presented and the importance of the relationship between the educational and literary spheres. This study is based on works and research by authors in the area of Shakespearean studies such as Barbara Heliodora (2017), Marco Haurélio (2010), Patrice Pavis (1947) among others. Based on these studies, reflections were made on cordel literature, the dramatic text, adaptation and the end of teaching for elementary school students - final years. Finally, we realized that the teaching of Cordel and the Shakespearean text is extremely important for the formation of our students.-
Descrição: dc.descriptionO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo acerca da peça shakespeareana A Megera Domada, adaptada para o cordel por Marco Haurélio, para a qual sugere-se uma sequência didática para alunos do oitavo ano do ensino fundamental – anos finais. O presente trabalho se justifica pela falta de pesquisas acerca do tema apresentado e pela importância da relação entre as esferas educacionais e literárias. Este estudo está baseado em trabalhos e pesquisas de autores da área dos estudos shakespearianos como Barbara Heliodora (2017), Marco Haurélio (2010), Patrice Pavis (1947) entre outros. Partindo desses estudos procurou-se realizar reflexões acerca da literatura de cordel, o texto dramático, da adaptação e pôr fim do ensino para alunos do ensino fundamental - anos finais. Por fim, percebemos que o ensino do cordel e do texto shakespeariano é de extrema importância para a formação de nossos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura de cordel-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Adaptações-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros literários-
Palavras-chave: dc.subjectChapbooks-
Palavras-chave: dc.subjectReader-response criticism-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary form-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleO ensino da peça “A megera domada” de William Shakespeare com adaptação para o cordel de Marco Haurélio para alunos do ensino fundamental: anos finais-
Título: dc.titleTeaching the play “The taming of the shrew” by William Shakespeare with adaptation for cordel by Marco Haurélio for elementary school students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.