
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Fabio José Galão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:00:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:00:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22041 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105937 | - |
| Descrição: dc.description | This paper discusses the concepts escolanovistas in education for teaching physics. Promotes a reflection of the problems of impoverishment of content that the new school imposes. Demonstrates how to maintain a public education system geared to constructivist ideals contributes to the maintenance of social relationships. The study was conducted with high school students from public schools in an exploratory qualitative approach. The study evaluates the transformation of the role of teacher education agent for mere spectator. How this factors negatively influenced the education of the new school. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda as concepções escolanovistas na educação para o ensino de física. Promove uma reflexão da problemática do empobrecimento dos conteúdos que o novo ensino médio impõe. Demonstra como a manutenção de um sistema público de ensino voltado aos ideais construtivistas contribui para a manutenção das relações sociais. O estudo foi realizado com alunos do ensino médio de escolas públicas numa abordagem exploratória qualitativa. O estudo avalia a transformação do papel do professor de agente da educação para mero expectador. Como esses fatores influenciaram negativamente a educação do novo ensino médio. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo (Educação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Constructivism (Education) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physics teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Título: dc.title | Uma análise crítica do ensino de física no novo ensino médio: acentuando as diferenças sociais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: