Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ozelame, Diego Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Zingler, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Daiane Cristina da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Vanessa Bueno da | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Jacquelini da Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:00:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:00:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33164 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105826 | - |
Descrição: dc.description | This work addresses the application of gamification in Environmental Education, recognizing gaming as an intrinsic social activity in contemporary culture. Grounded in theories such as Csikszentmihalyi's flow and Piaget's constructivism, it highlights the potential of gamification to engage students in learning, especially when integrated with interactive apps. Gamification, initially used in marketing, emerges as an educational possibility, potentially effective in promoting environmental awareness. In the national scenario, marked by high game consumption, schools face challenges in incorporating digital games into teaching. Environmental Education, crucial amid serious environmental issues, finds in digital games a bridge to reach the digital generation, making learning more dynamic and appealing, and possibly enhancing the understanding of conceptual content. Gamification, supported by Flow Theory, proposes immersion and deep student engagement in learning, applying challenges, rewards, and immediate feedback. Moreover, Piaget's constructivist theory emphasizes the student's active role in knowledge construction, and interactive apps can be considered an active way for students to learn concepts about environmental education. The study presents apps such as Plickers, Flipgrid, Kahoot! and Padlet as gamified tools in environmental education. The methodology adopts a qualitative and exploratory approach, highlighting the importance of teacher training and interdisciplinary projects for gamification effectiveness. Results suggest that apps can become tools that enhance student interaction and interest, providing a meaningful teaching experience. The convergence of technology and environmental education is highlighted as a promising strategy to make learning more attractive and relevant to the digital native generation, contributing to a more sustainable future. The conclusion emphasizes the importance of gamification in education, highlighting the need to incorporate technologies to transform conventional teaching paradigms and provide more possibilities for effective education aligned with students' interests | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho aborda a aplicação da gamificação na Educação Ambiental, reconhecendo o jogo como uma atividade social intrínseca à cultura contemporânea. Fundamentado em teorias como a do fluxo de Csikszentmihalyi e a construtivista de Piaget. Destaca-se o potencial da gamificação para engajar alunos na aprendizagem, especialmente quando integrada a aplicativos interativos. A gamificação, inicialmente utilizada em marketing, emerge como uma possibilidade educacional, podendo ser eficaz na promoção da conscientização ambiental. No cenário nacional, marcado pelo alto consumo de jogos, a escola enfrenta desafios em incorporar os jogos digitais ao ensino. A Educação Ambiental, vital diante dos graves problemas ambientais, encontra nos jogos digitais uma ponte para alcançar a geração digital, tornando o aprendizado mais dinâmico e atraente, e, por consequência talvez produzindo melhor aprendizagem dos conteúdos conceituais. A gamificação, sustentada pela Teoria do Fluxo, propõe a imersão e o envolvimento profundo dos alunos na aprendizagem, aplicando desafios, recompensas e feedback imediato. Além disso, a teoria construtivista de Piaget destaca o papel ativo do aluno na construção do conhecimento, sendo que os aplicativos interativos podem vir a ser pensados como uma forma ativa do aluno aprender conceitos sobre a temática da educação ambiental. O estudo apresenta aplicativos como Plickers, Flipgrid, Kahoot! e Padlet como ferramentas gamificadas na educação ambiental. A metodologia adota abordagem qualitativa e exploratória, destacando a importância do treinamento de professores e projetos interdisciplinares para a eficácia da gamificação. Os resultados que os aplicativos podem vir a se tornar uma ferramenta que potencializa a promoção da interação e do interesse dos alunos, proporcionando uma experiência de ensino significativa. A convergência entre tecnologia e educação ambiental é destacada como uma estratégia promissora para tornar o aprendizado mais atrativo e relevante para a geração nativa digital, contribuindo para um futuro mais sustentável. A conclusão ressalta a importância da gamificação na educação, enfatizando a necessidade de incorporar tecnologias para transformar os paradigmas convencionais do ensino e proporcionar mais possibilidades para uma educação mais eficaz e alinhada aos interesses dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Santa Helena | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de ponta e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | High technology and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Ensino de ciências e educação ambiental: possibilidades pedagógicas com o uso da gamificação em aplicativos interativos | - |
Título: dc.title | Teaching of science and environmental education: pedagogical possibilities through the use of gamification in interactive apps | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: