Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Casagrande Junior, Eloy Fassi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8353762351277382 | - |
Autor(es): dc.contributor | Casagrande Junior, Eloy Fassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Schmid, Aloísio Leoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Romano, Cezar Augusto Romano | - |
Autor(es): dc.creator | Sgoda, Cleverson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:00:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:00:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1845 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105742 | - |
Descrição: dc.description | The concept of sustainable development has been widely discussed in many sectors of society, aiming an integrated and comprehensive vision of improvements and solutions for the growing environmental, social and economic problems. As a result, professionals, working with projects in higher education institutions, have been discussing the inclusion of practices that minimize the impact caused by the construction of their own libraries, especially when it is necessary to establish a connection between the edification, the occupant health and the quality of performed activities. In this regard, the environmental assessment systems have been widespread in Brazil and through those we seek to raise awareness related to the environmental impact made by the buildings during the stages of planning, construction and operation. However, what incorporate as practices aimed at sustainability in university libraries Projects? To answer this, it was made a literature review to find the concepts inherent to the university libraries theme, as well as was analyzed projects within the area in question with greater sustainability features. Also, the current sustainability criteria presented in the evaluation systems were analyzed, among which were detailed LEED, AQUA-HQE and PBE-Edifica. Through this analysis we identified the parameters used in a way to assist in a proposition of sustainability guidelines and using a survey applied to the library users of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), we sought a deepening of the issues that imply the quality of these spaces by checking the incorporation of sustainability criteria as well as the variables that are part of the project process. Ultimately, through the ideas presented throughout the work, along with the study of conditions, we came to the proposition of guidelines for incorporating sustainability concepts in planning and architecture projects of university libraries. | - |
Descrição: dc.description | O conceito de desenvolvimento sustentável tem sido discutido nos setores da sociedade, buscando uma visão abrangente e integrada das melhorias e soluções para os crescentes problemas ambientais, sociais e econômicos. Como resultado, profissionais envolvidos com projetos de instituições de ensino superior vêm discutindo a inserção de práticas que minimizem os impactos gerados por suas construções de bibliotecas, principalmente quando é necessário estabelecer uma relação entre o edifício, a saúde dos ocupantes e a qualidade das atividades desempenhadas. Nesse sentido os sistemas de avaliação ambiental vêm sendo difundidos no Brasil, e por meio desses procura-se a conscientização quanto aos impactos ambientais gerados pelos edifícios durante as fases de planejamento, construção e operação. No entanto, o que incorporar como práticas que visem à sustentabilidade em projetos de bibliotecas universitárias? Para responder a esse questionamento, este trabalho utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica para o levantamento dos conceitos considerados inerentes ao tema, assim como análise de projetos dentro da área em questão com princípios de sustentabilidade. Igualmente, foram estudados os critérios atuais presentes nos sistemas de avaliação ambiental, dentre os quais foram aprofundados o LEED, o AQUA - HQE e o PBE - Edifica. Através dessa análise, foram identificados os parâmetros utilizados de maneira que auxiliassem na proposição de diretrizes e, por meio de questionário aplicado aos usuários das bibliotecas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), buscou-se um aprofundamento das questões que implicam a qualidade desses espaços, verificando a incorporação de critérios, bem como as variáveis que fazem parte do processo de projeto. Finalmente, através dos conceitos apresentados ao longo do trabalho e do estudo das condicionantes, chegou-se à proposição das diretrizes, as quais visam orientar os arquitetos a incorporar os conceitos de sustentabilidade no planejamento e projetos de arquiteturas de bibliotecas universitárias. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas (Edifícios) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - Projetos e plantas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto arquitetônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho arquitetônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios sustentáveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic libraries - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Library buildings | - |
Palavras-chave: dc.subject | Architecture - Designs and plans | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable architecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Architectural design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Architectural drawing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable buildings | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civil engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Arquitetura de bibliotecas universitárias: diretrizes de projeto para edifícios mais sustentáveis | - |
Título: dc.title | Architecture of university libraries: project guidelines for more sustainable buildings | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: