
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5145-5131 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7811492311173264 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ângela Maria dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6775-1787 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6811007321178135 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Longaresi, Rafael Henriques | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8194-828X | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0191932527256862 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Feitosa, Carlos Chesman de Araujo | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8181-5065 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1150673024968512 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Florczak, Marcos Antonio | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3874-1926 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7037671532203196 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ribas, Marlos de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0756-1965 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7635833358287378 | - |
| Autor(es): dc.creator | Bordin, Giulio Domenico | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:00:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:00:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33302 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105671 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha: Orientações para obtenção do aplicativo Videoanalisando | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to present the conception and development of a video analysis application called “Videoanalisando,” designed for mobile devices running the Android operating system. The construction of this application is built upon a solid foundation established through an extensive literature review, the results of which are documented in a paper included in this thesis. The validation of the application adhered to the principles of good Software Engineering practices, incorporating detailed usability dimensions throughout this work. Furthermore, following Rizatti’s proposal, the evaluation considered concepts such as complexity, recording, impact, applicability, and innovation. It is worth emphasizing that data collection was conducted through Training Workshops dedicated to instructing users on the application’s usage. These workshops covered interdisciplinary projects spanning all stages of education, from elementary to postgraduate levels. The results of these training workshops are part of this work, along with the comparative technical analysis between Videoanalisando and the software Tracker, with the latter two being documented in articles that comprise this thesis. The meetings, held between 2022 and 2023, played a crucial role in improving future versions of the application. Furthermore, they provided a wide range of potential uses that promise to substantially contribute to the application of Videoanalisando in a classroom context. | - |
| Descrição: dc.description | O propósito deste trabalho consiste em apresentar a concepção e desenvolvimento de um aplicativo de videoanálise denominado “Videoanalisando,” projetado para dispositivos móveis com sistema operacional Android. A construção desse aplicativo possui alicerces sobre uma base sólida estabelecida por meio de uma extensa revisão da literatura, cujos resultados estão documentados em um artigo integrante desta tese. A validação do aplicativo obedeceu aos princípios das boas práticas da Engenharia de Software, incorporando dimensões de usabilidade detalhadas ao longo deste trabalho. Além disso, seguindo a proposta de Rizatti, a avaliação considerou conceitos como complexidade, registro, impacto, aplicabilidade e inovação. É relevante enfatizar que a coleta de dados foi conduzida por meio de Oficinas de Formação dedicadas à instrução sobre o uso do aplicativo. Tais oficinas abrangeram projetos interdisciplinares, passando por todas as etapas da formação, desde o ensino fundamental até a pós-graduação. Os resultados dessas oficinas de formação fazem parte deste trabalho, juntamente com a análise técnica comparativa entre o Videoanalisando e o programa Tracker, sendo estes dois últimos documentados em artigos que compõem esta tese. As oficinas, realizadas entre 2022 e 2023, desempenharam um papel fundamental no aprimoramento das futuras versões do aplicativo. Além disso, proporcionaram uma ampla gama de possibilidades de uso que prometem contribuir substancialmente para a aplicação do Videoanalisando em contexto de sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis - Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gravações de vídeo - Análise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps - Development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps - Evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Video recordings - Analisys | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Título: dc.title | Desenvolvimento e utilização de um aplicativo móvel brasileiro para videoanálise: Videoanalisando | - |
| Título: dc.title | The development and use of a brazilian mobile app for video analysis: Videoanalisando | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: