Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Figueira, Cleonis Viater | - |
Autor(es): dc.contributor | Kurpel, Elci Moraes | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Divanete Maria Bitdinger de | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Simone Raquel Casarin | - |
Autor(es): dc.contributor | Kurpel, Elci Moraes | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueira, Cleonis Viater | - |
Autor(es): dc.creator | Verdi, Alexandra Magna Marx | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:59:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:59:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36306 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105660 | - |
Descrição: dc.description | The present study addresses a niche of Inclusive Mathematical Education, emphasizing the importance of an individual and specialized approach for students with Intellectual Disabilities. In the context of education, several laws regulate the need for curricular and methodological adaptations, as well as the provision of accessibility resources, to ensure that students with disabilities have equitable access to the learning process. Considering the needs and potential of these students, Meaningful Learning, based on Ausubel's theory, is suggested as a methodology to be used by educators. The proposed teaching plan aims to develop skills in addition and subtraction of decimal numbers, considering their practical application in daily life. In addition to improving mathematical skills in the school environment, the goal is to promote greater autonomy and self-confidence among students. Therefore, it is necessary for educators and educational institutions to work together to ensure access to quality education for all students, regardless of their needs or limitations. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo aborda um nicho da Educação Matemática Inclusiva, enfatizando a importância de um olhar individual e especializado para alunos com Deficiência Intelectual. No contexto da Educação, várias leis regulamentam a necessidade de adaptação curricular e metodológica, além da provisão de recursos de acessibilidade, para garantir que os alunos com deficiência tenham acesso equitativo ao processo de aprendizagem. Tendo em vista as necessidades e potencialidades desses estudantes, a Aprendizagem Significativa, baseada na teoria ausubeliana, é sugerida como metodologia para ser trabalhada pelo(a) docente. A proposta didática apresentada visa desenvolver habilidades em adição e subtração de números decimais, considerando sua aplicação prática no cotidiano. Além de aprimorar competências matemáticas em ambiente escolar, o objetivo é promover maior autonomia e autoconfiança dos alunos. Com isso, é necessário que educadores e instituições de ensino trabalhem em conjunto para garantir o acesso à educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais e vivência escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incapacidade intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema decimal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decimal system | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Uma proposta de sequência didática utilizando aprendizagem significativa de matemática em estudantes com deficiência intelectual | - |
Título: dc.title | Proposed didactic sequence for meaningful mathematics learning in students with intellectual disabilities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: