Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rômel da Rosa da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rômel da Rosa da | - |
Autor(es): dc.contributor | Souto, Gilberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Vanderlei | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Eduardo José Kotz da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:59:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:59:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34831 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105627 | - |
Descrição: dc.description | The present work defends the possibility of using counting problems as a support element in the student's teaching-learning process throughout elementary and secondary education. A general outlook about counting is presented, as well as the problem-solving methodology proposed by George Polya. Counting problems are then presented that address other mathematics content in addition to counting. Problems are accompanied by solutions that follow the steps of the problem-solving methodology proposed by George Polya. In addition to presenting counting problems related to other elements of mathematics, we comment on variations of these problems in order to highlight the easy relationship between counting problems and other mathematics content in elementary and high school. Finally concluding that, if used correctly and gradually over the years, the use of counting problems as a support element is very interesting and is viable for both elementary and secondary education. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho defende a possibilidade da utilização de problemas de contagem como elemento de apoio no processo de ensino aprendizagem do aluno ao longo do ensino fundamental e médio. É apresentado um panorama geral sobre o que é contagem bem como a metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. São então apresentados problemas de contagem que abordam além da contagem outros conteúdos da matemática. Os problemas vêm acompanhados de soluções que seguem as etapas da metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. Além de apresentarmos problemas de contagem relacionados a outros elementos da matemática, tecemos comentários sobre variações destes problemas a fim de evidenciar a fácil relação entre problemas de contagem e os demais conteúdos de matemática do ensino fundamental e médio. Por fim concluindo que, se utilizada de forma correta e gradativa durante os anos, o uso de problemas de contagem como elemento de apoio é muito interessante e se mostra viável tanto ao ensino fundamental quanto ao ensino médio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Counting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Problemas de contagem como elemento de apoio no processo de ensino aprendizagem ao longo do ensino fundamental e médio | - |
Título: dc.title | Counting problems as a element in the teaching-learning process throughout elementary and high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: