Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Marcele | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6844-6525 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 | - |
Autor(es): dc.contributor | Forster, Cristiano | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7032-6987 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7294735387906978 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Marcele | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6844-6525 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 | - |
Autor(es): dc.creator | Sanguino, Giseli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:59:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:59:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31422 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105609 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Tarefas para explorar o pensamento algébrico | - |
Descrição: dc.description | This qualitative research, with an interpretative nature, aimed, from evidence of algebraic thinking recognized in students' productions and interactions, to discuss the organization of pedagogical spaces and teaching practice in Task Resolution Episodes. The research was carried out with 8th grade elementary school classes in a public school in Londrina, Paraná. Five episodes of task resolution were planned and developed, involving mathematical content with the potential to explore evidence of algebraic thinking. The analysis was based on excerpts from dialogues and some written productions of groups of students when developing two of the five elaborated tasks. Task Resolution Episodes is taken as a teaching strategy in which students, organized in small groups, become protagonists of their learning processes, and the teacher, mediator of this process through planned interventions. Monitoring and investigating the students' discussions and productions allowed recognizing evidence of algebraic thinking, through which the teacher had the opportunity to collect information to regulate the teaching and learning processes, evidencing a planning that considers the student's production not just curricular goals. Finally, as an educational product of this research, a sequence of 5 tasks was elaborated with pedagogical guidelines for the teacher/reader to organize their teaching practices, with a view to enhancing evidence of algebraic thinking in episodes of task resolution. | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa, qualitativa, com um cunho interpretativo, teve por objetivo, a partir de indícios do pensamento algébrico reconhecidos em produções e interações de alunos, discutir a organização de espaços pedagógicos e a prática docente em Episódios de Resolução de Tarefas. A pesquisa foi realizada com turmas de 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Londrina, Paraná. Foram planejados e desenvolvidos cinco episódios de resolução de Tarefas, que envolviam conteúdos matemáticos com potencial para explorar indícios do pensamento algébrico. A análise pautou-se em trechos de diálogos e algumas produções escritas de grupos de alunos ao desenvolverem duas, das cinco tarefas elaboradas. Episódios de Resolução de Tarefas é tomado enquanto uma estratégia de ensino em que os alunos, organizados em pequenos grupos, tornam-se protagonistas de seus processos de aprendizagem, e o professor, mediador desse processo por meio de intervenções planejadas. Acompanhar e investigar as discussões e produções dos alunos permitiu reconhecer indícios do pensamento algébrico, por meio dos quais a professora teve oportunidade de recolher informações para regular os processos de ensino e de aprendizagem, evidenciando um planejamento que considera a produção do aluno não apenas metas curriculares. Por fim, enquanto produto educacional desta pesquisa, foi elaborada uma sequência de 5 tarefas com orientações pedagógicas para o professor/leitor organizar suas práticas de ensino, com vistas a potencializar indícios de um pensamento algébrico em episódios de resolução de tarefas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Álgebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fundamental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Indícios do pensamento algébrico e a prática docente em episódios de resolução de tarefas | - |
Título: dc.title | Evidence of algebraic thinking and teaching practice in task-solving episodes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: