Aplicação do método AHP para a seleção de fornecedores de garrafas para uma empresa do ramo de bebidas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMelo, Everton Luiz de-
Autor(es): dc.contributorMelo, Everton Luiz de-
Autor(es): dc.contributorBranco, Fabio Jose Ceron-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Juan Carlos Claros-
Autor(es): dc.creatorThomaz, Fernando de Sousa-
Autor(es): dc.creatorSantos, Mateus Senhuka-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:59:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:59:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37080-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105599-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study is decision­making in a real problem, and for this purpose, a multicriteria method was applied for the selection of bottle suppliers for an industry located in Paraná. The need for reliable suppliers is a constant concern for large companies. However, local suppliers often cannot meet the extensive demand of the company, leading them to seek alternatives abroad. Therefore, the best supplier may not always be close to the company. The objective of implementing a multicriteria method is to select the best supplier among the available options, aiming at cost reduction and ensuring high product quality. In this context, the Analytic Hierarchy Process (AHP) was employed as the chosen method, enabling the identification of an ideal supplier to meet the company's current needs. For this choice, the opinions of three factory managements were taken into account: Quality, Bottling, and Logistics, applying this to four criteria identified as important for the suppliers, and finally selecting the best option among five suppliers. In the end, supplier number 5 was selected according to the AHP method, and conclusions about the study were made.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é a tomada de decisão em um problema real, e para tal foi aplicado um método multicritério para a seleção de fornecedores de garrafas para uma indústria localizada no Paraná. A necessidade de fornecedores confiáveis é uma preocupação constante para empresas de grande porte. No entanto, muitas vezes, os fornecedores locais não conseguem atender à extensa demanda da empresa, levando­as a buscar alternativas no exterior. Isto posto, muitas vezes o melhor fornecedor pode não estar tão próximo da empresa. O objetivo da implementação de um método multicritério é selecionar o melhor fornecedor entre as opções disponíveis, visando a redução de custos e a garantia de alta qualidade do produto. Nesse contexto, o Analytic Hierarchy Process (AHP) foi empregado como o método escolhido, possibilitando a identificação de um fornecedor ideal para atender às necessidades atuais da empresa. Para esta escolha foram levadas em conta a opinião de três gerências da fábrica: Qualidade, Envasamento e Logística, aplicando isso para 4 critérios identificados como importantes para os fornecedores, e finalmente selecionando a melhor opção dentre 5 fornecedores. Por fim, o fornecedor de número 5 foi selecionado de acordo com o método AHP e conclusões sobre o estudo realizadas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia Produção-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectBebidas - Indústria-
Palavras-chave: dc.subjectGarrafas-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplo-
Palavras-chave: dc.subjectBeverages industry-
Palavras-chave: dc.subjectBottles-
Palavras-chave: dc.subjectMultiple criteria decision making-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAplicação do método AHP para a seleção de fornecedores de garrafas para uma empresa do ramo de bebidas-
Título: dc.titleThe application of the AHP method for the selection of bottle suppliers for a beverage company-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.