Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Longen, Fabio Rogerio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7861-3059 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6420445044479337 | - |
Autor(es): dc.contributor | Longen, Fabio Rogerio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Geanderson Araujo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8718-6925 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1178544624232296 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bartelmebs, Roberta Chiesa | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1057-6623 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9317595909137662 | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Carlos Eduardo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:59:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:59:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33884 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105594 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is based on planned and combined activities to create a didactic sequence. Its choice is based on Vygotsky's theory of learning, where mediated learning is fundamental to the development of the so-called higher mental processes, which include skills such as planning long-term actions, imagining the consequences that a decision may cause, as well as idealizing objects and interactions with their social group and, in this way, creating more effective ways to develop each student's knowledge. The guiding concepts of this didactic sequence are to prepare materials for Special Education teachers in the early elementary school grades in the different education networks, for children with autism spectrum disorder (ASD). The activities to be developed involve the teaching of Science, more precisely, the teaching of Physics, addressing issues related to the concepts of Optics. The entire didactic sequence was recorded using photos, activities, and reports collected by the author of the educational product. It was evident, whether in the application of oral questioning or in the recording made by the students and in the preparation of the experiments, that the students were involved in the project, dedicating themselves to its execution and contributing intensely to the success of this educational product. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação desenvolve-se num conjunto de atividades planejadas e combinadas com o intuito de elaborar uma sequência didática. Sua escolha está fundamentada na teoria da aprendizagem fundamentada em Vygotski, onde a aprendizagem mediada é fundamental para o desenvolvimento dos chamados processos mentais superiores, que incluem habilidades como planejar ações no longo prazo, imaginar as consequências que uma decisão pode causar, além de idealizar objetos e as interações com seu grupo social e, dessa forma, criar formas mais eficazes para desenvolver os saberes de cada aluno. Os conceitos norteadores dessa sequência didática é preparar materiais destinado aos professores de Educação Especial das séries iniciais do Ensino Fundamental das diferentes redes de ensino, para crianças com transtorno espectro autista (TEA). As atividades a serem desenvolvidas envolvem o ensino de Ciências, mais precisamente, o ensino de Física, abordando assuntos relacionados aos conceitos da Óptica. Toda sequência didática foi registrada por fotos, atividades e de relatos que foram coletadas pelo autor do produto educacional. Ficou evidente, seja na aplicação de questionamentos orais, ou no registro realizado pelos alunos e na elaboração dos experimentos, que os discentes estavam envolvidos no projeto dedicando-se na sua execução e contribuindo intensamente para o sucesso desse produto educacional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtornos do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria social cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism spectrum disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social cognitive theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física/Ensino de Física | - |
Título: dc.title | Sequência didática para o ensino da óptica à alunos com TEA (Transtorno Espectro Autista) | - |
Título: dc.title | Didactic sequence for teaching optics to students with ASD (Autism Spectrum Disorder) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: