Suporte para o instrumento musical agogô: do projeto à manufatura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTravessini, Rosana-
Autor(es): dc.contributorTravessini, Rosana-
Autor(es): dc.contributorSouza, José Aécio Gomes de-
Autor(es): dc.contributorMotezuki, Joice Erica-
Autor(es): dc.creatorUyeno, Carlos Eidi Kozu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:59:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:59:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30698-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105534-
Descrição: dc.descriptionThe growing evolution in the level of presentations in university drumming championships in the state of Paraná increases year after year. An observation made by the drumming group from Londrina's campus was how the traditional way of playing the agogô instrument is already outdated. The rhythm player limits his potential by having to use one of his arms to hold the instrument. For this reason, in order to maximize the performance of the rhythm player in the way of playing the agogô, this work aims to design and manufacture a support that meets such need. The development process of this product used as reference the methodologies of Rozenfeld et al. (2006) and Crawford and Di Benedetto (2016), in which the process is divided into three macrophases, which are predevelopment, development and postdevelopment. As a result of this work, now the rhythm players of the university drumming group of Londrina campus have a stand for the agogô instrument, which will be very well used in the next championships and challenges to come.-
Descrição: dc.descriptionA crescente evolução no nível de apresentações em campeonatos de baterias universitárias no estado do Paraná aumenta ano após ano. Uma observação feita pelo grupo de bateria do câmpus de Londrina foi de como a forma tradicional de tocar o instrumento agogô já está ultrapassada. O ritmista limita seu potencial ao ter que utilizar um de seus braços para segurar o instrumento. Por este motivo, de forma a maximizar a performance do ritmista na maneira de tocar o agogô, este trabalho tem como objetivo projetar e confeccionar um suporte que atenda tal necessidade. O processo de desenvolvimento deste produto utilizou como referência as metodologias de Rozenfeld et al. (2006) e de Crawford e Di Benedetto (2016), no qual divide-se o processo em três macrofases, sendo elas o pré-desenvolvimento, o desenvolvimento e o pós-desenvolvimento. Como resultado deste trabalho, agora os ritmistas da bateria universitária do câmpus Londrina possuem um suporte para o instrumento agogô, que será muito bem aproveitado nos próximos campeonatos e desafios que virão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de produto-
Palavras-chave: dc.subjectProdutos novos-
Palavras-chave: dc.subjectInstrumentos musicais-
Palavras-chave: dc.subjectProduct design-
Palavras-chave: dc.subjectNew products-
Palavras-chave: dc.subjectMusical instruments-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleSuporte para o instrumento musical agogô: do projeto à manufatura-
Título: dc.titleStand for the agogô musical instrument: from design to manufacture-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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