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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Rafael Sene de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Rafael Sene de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marchi Neto, Ismael de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Salvo, Ricardo de Vasconcelos | - |
| Autor(es): dc.creator | Debiazzi Filho, Reinaldo Henrique | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:58:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:58:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29405 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105286 | - |
| Descrição: dc.description | Bench dynamometer testing is crucial for the technological development of internal combustion engines. In the challenges proposed by the BAJA program organized by SAE, the search for the optimum performance of the engines used by the prototypes is relevant, but little explored by the competing teams due to the high cost of having access to this type of equipment. In order to meet this demand from the teams, the development of a low-cost friction dynamometer was proposed, using parts widely available on the market, adapting the basic idea of the Prony brake concept. With this equipment available, it will be possible to carry out tests to certify the engine's performance, and it will be possible to predict anomalies, in addition to allowing the development of the fuel part, evaluating the engine's performance for different types of compounds. At the end of the project, the acquisition costs of the components and manufacturing costs, which were compared to the costs of acquisition of other dynamometer models available on the market. Considered that the costs related to the were significantly lower than the in the market, making its use available for academic applications. | - |
| Descrição: dc.description | O teste em dinamômetro de bancada é crucial para o desenvolvimento tecnológico dos motores de combustão interna. Nos desafios propostos pelo programa BAJA organizado pela SAE, a busca pelo desempenho ótimo dos motores utilizados pelos protótipos é relevante, porém pouco explorado pelas equipes competidoras, devido ao elevado custo para se ter acesso a esse tipo de equipamento. Com o intuito de atender essa demanda das equipes foi proposto o desenvolvimento de um dinamômetro de fricção de baixo custo, utilizando peças amplamente disponíveis no mercado, adaptando a ideia base do conceito de freio de Prony. Com esse equipamento disponível será possível realizar testes para atestar a performance do motor, sendo possível prever anomalias, além de permitir o desenvolvimento da parte de combustível avaliando o desempenho do motor para os diferentes tipos de compostos. No final do projeto foram avaliados os custos de aquisição dos componentes e de fabricação do protótipo, os quais foram comparados aos custos de aquisição de outros modelos de dinamômetros disponíveis no mercado. Considerou-se que os custos relativos ao protótipo foram significativamente inferiores àqueles disponíveis no mercado, viabilizando seu uso para aplicações acadêmicas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dinamômetro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Custo industrial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Veículos off-road | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dynamometer | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Costs, Industrial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Off-road vehicles | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
| Título: dc.title | Desenvolvimento de um dinamômetro de bancada de baixo custo para motores de Baja SAE Brasil | - |
| Título: dc.title | Development of a low coast bench dynamometer for Baja SAE Brazil engines | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
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