
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kurta, Valdomiro Lubachevski | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gealh, Jucélia Kuchla Vieira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Fabiana Goia Rosa de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gealh, Jucélia Kuchla Vieira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kurta, Valdomiro Lubachevski | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Rodrigo Ramos Alves da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:58:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:58:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25447 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105279 | - |
| Descrição: dc.description | The NBR 15575, known as Performance Standard, specifies the performance levels that the buildings must have, regardless of the construction system, the number of floors and materials used in construction, in order to be attentive to the users' needs. The objective of this work was to analyze the level of knowledge about this performance standard by the construction companies located in Campo in Mourão, Paraná, given the importance to execute and apply requirements of habitability, safety and sustainability in housing construction. The methodology consisted in the elaboration of a form, which was applied in those companies. The data were analyzed qualitatively and quantitatively, in order to provide an overview of the current scenario in the region. Completed the study, is perceptible that yet very disinterest by the part of the construction professionals to attend the standard and some concerns about its rising costs, besides de lack of necessary information used in building development, provided both by designers and suppliers. | - |
| Descrição: dc.description | A NBR 15575, conhecida como Norma de Desempenho, especifica níveis de desempenho que a edificação habitacional deve atingir, independente do sistema construtivo, do número de pavimentos e dos materiais empregados na construção, a fim de atender às necessidades dos usuários. O objetivo deste trabalho foi analisar o nível de conhecimento da norma pelas construtoras da cidade de Campo Mourão, Paraná, dado à importância e necessidade de se aplicar e cumprir exigências referentes à habitabilidade, segurança e sustentabilidade em todas as edificações habitacionais. A metodologia consistiu na elaboração de um formulário objetivo, que foi aplicado nas construtoras que atuam no município. Os dados foram analisados de maneira quali-quantitativa, a fim de traçar um panorama do atual cenário da região. Concluído o estudo, é perceptível que ainda há muito desinteresse por parte dos profissionais das construtoras para atender corretamente a norma e uma preocupação com o aumento dos custos que resultam do seu atendimento, além da falta de informações necessárias ao desenvolvimento de uma edificação, oferecidas tanto por projetistas quanto por fornecedores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Normas técnicas (Engenharia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Habitações - Projetos e construção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desempenho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústria de construção civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Standards, Engineering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | House construction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construction industry | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::PROCESSOS CONSTRUTIVOS | - |
| Título: dc.title | Avaliação do nível de conhecimento e atendimento à NBR 15575 - norma de desempenho de edificações em empresas construtoras na cidade de Campo Mourão - PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: