
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima Junior, Francisco Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima Junior, Francisco Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Torres, Ricardo Lobato | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pezarico, Giovanna | - |
| Autor(es): dc.creator | Mamprim, Caroline da Silva Couto | - |
| Autor(es): dc.creator | Gaspar, Leonardo de Azevedo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:58:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:58:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35781 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105195 | - |
| Descrição: dc.description | This work has the general objective of mapping and improving the processes of the Postgraduate Program in Administration (PPGA) of the Federal Technological University of Paraná, located on the Curitiba campus. At first, a diagnosis of the program was carried out, based on an interview script with 21 questions to understand how it works. This script was subdivided into 4 sections, called “general issues”, “human resources”, “quality” and “processes”. The interviews were conducted with the PPGA coordinator, vice coordinator and secretary. Based on the data collected, a SWOT analysis was performed to understand the internal and external context of the program. The results of the diagnosis showed the need to map the management processes, in order to improve standardization and decentralize the knowledge concentrated on managers. Then, a GUT matrix was applied to prioritize the most critical processes. Thus, six more latent processes were chosen, which were mapped based on the techniques presented in the theoretical framework of this study. The practical activities developed were guided by the steps defined by the unified BPM cycle, which are: planning; analyze, model and optimize processes; implement the processes; and monitor processes. To perform such tasks, some Process Management tools were applied, which were: SIPOC, Flowchart, 5W1H and others. From them, it was possible to understand how the real functioning of each process was and model them. Thus, from this study, it can be expected that the program has a greater organization of its processes, better control its deadlines and also implementing Process Management in the organizational culture of the program, thus facilitating the development of PPGA activities. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo geral o mapeamento e melhoria dos processos do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, situado no campus Curitiba. Em um primeiro momento, foi realizado um diagnóstico do programa, baseado em um roteiro de entrevistas com 21 perguntas para entender o funcionamento do mesmo. Esse roteiro foi subdividido em 4 seções, denominadas “questões gerais”, “recursos humanos”, “qualidade” e “processos”. As entrevistas foram realizadas com o coordenador, a vice coordenadora e a secretária do PPGA. Com base nos dados coletados, realizou-se uma análise SWOT para entender o contexto interno e externo do programa. Os resultados do diagnóstico evidenciaram a necessidade de mapear os processos de gestão, a fim de melhorar a padronização e descentralizar o conhecimento concentrado nos gestores. Na sequência, aplicou-se uma matriz GUT para a priorização dos processos mais críticos. Assim, foram escolhidos seis processos mais latentes, os quais foram mapeados com base nas técnicas apresentadas no referencial teórico deste estudo. As atividades práticas desenvolvidas foram norteadas pelas etapas definidas pelo ciclo do BPM unificado, que são: planejar; analisar, modelar e otimizar os processos; implantar os processos; e monitorar os processos. Para executar tais tarefas, foram aplicadas algumas ferramentas de Gestão de Processos, que foram: SIPOC, Fluxograma, 5W1H e entre outras. A partir delas, foi possível entender como era o real funcionamento de cada processo e modelá-los. Assim, a partir da realização deste estudo, espera-se contribuir para maior organização dos processos do PPGA, melhor controle de prazos, maior transparência, padronização e descentralização do conhecimento, facilitando assim o desenvolvimento das atividades do PPGA. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Administração | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração de empresas - Pós-graduação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mapeamento conceitual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Benchmarking (Administração) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Industrial management - Graduate work | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concept mapping | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Benchmarking (Management) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Study and teaching (Graduate) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | - |
| Título: dc.title | Mapeamento e melhoria dos processos de gestão do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR | - |
| Título: dc.title | Mapping and improving the management processes of the UTFPR Graduate Program in Administration | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: