
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Jucélia Kuchla | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Jucélia Kuchla | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Fabiana Goia Rosa de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kurta, Valdomiro Lubachevski | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, João Victor Damaceno | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:58:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:58:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36615 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105178 | - |
| Descrição: dc.description | The construction industry faces intense competition, demanding quality, efficiency and flexibility to meet the demands of a constantly changing market. In this context, Simultaneous Engineering stands out as an innovative approach. This study analyzes the application of its concepts in a construction company in Ubiratã, Paraná, by surveying management practices described in 68 items. These items were evaluated with scores assigned according to the frequency of application: always (50 points), usually (40 points), sometimes (30 points), rarely (20 points) and never (10 points). A summation model was used to calculate the scores for five categories: anticipation of decisions, simultaneity of activities, multidisciplinarity, team integration and pursuit of quality, also obtaining an overall average. The results indicated that the company applies, on average, 80% of the concepts analyzed. The study identified opportunities for improvement, which can be explored and aligned with the current management model, reinforcing the Simultaneous Engineering concepts already implemented and contributing to an even more efficient and integrated performance. | - |
| Descrição: dc.description | O setor da construção civil enfrenta intensa concorrência, exigindo qualidade, eficiência e flexibilidade para atender às demandas de um mercado em constante transformação. Nesse contexto, a Engenharia Simultânea destaca-se como uma abordagem inovadora. Este estudo analisa a aplicação de seus conceitos em uma construtora de Ubiratã-PR, por meio do levantamento de práticas gerenciais descritas em 68 itens. Esses itens foram avaliados com pontuações atribuídas conforme a frequência de aplicação: sempre (50 pontos), geralmente (40 pontos), às vezes (30 pontos), raramente (20 pontos) e nunca (10 pontos). Utilizou-se um modelo de somatório para calcular a pontuação de cinco categorias: antecipação de decisões, simultaneidade de atividades, multidisciplinaridade, integração das equipes e busca pela qualidade, obtendo-se também uma média geral. Os resultados indicaram que a empresa aplica, em média, 80% dos conceitos analisados. O estudo identificou oportunidades de melhoria, que podem ser exploradas e alinhadas ao modelo de gestão atual, reforçando os conceitos de Engenharia Simultânea já implementados e contribuindo para um desempenho ainda mais eficiente e integrado. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construção civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia simultânea | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração de projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Building | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concurrent engineering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Project management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
| Título: dc.title | Estudo de caso sobre a utilização de conceitos da engenharia simultânea em uma construtora na cidade de Ubiratã – Paraná | - |
| Título: dc.title | Case study on the use of concurrent engineering in a construction company in the city of Ubiratã - Paraná | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: