Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcos Hidemi de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcos Hidemi de | - |
Autor(es): dc.contributor | Camilotti, Camila Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Stankiewicz, Mariese Ribas | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Andrieli dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:58:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:58:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34122 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105143 | - |
Descrição: dc.description | The present work portrays some theater paths in Brazil that led national shows to humor and comedy plays. For the critics a nonsense, for the artists a necessary show of broad knowledge to understand the humor. However, regardless of the critics' or authors' positions, it is undeniable that Teatro de Besteirol dragged many Brazilians to theaters in the 1980s and it was no different when they staged, in Brazil, O Mistério de Irma Vap (The Mystery of Irma Vep de Charles Ludlam, 1984), a play that was on display for years and was performed by Marco Nanini and Ney Latorraca. For the theoretical basis of this research, there are the contributions of Décio de Almeida Prado, Flávio Marinho, Renata Pallottini, Yan Michalski, among other authors. From this investigation, it is possible to see the relevance of theatrica comedy in Brazil reflected from the social/political contexts, as well as the complexity of O Mistério de Irma Vap and the psychological relevance that a character absent from the scene has in the lives of others. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho retrata alguns percursos do teatro no Brasil que levaram os espetáculos nacionais à peças de humor e comédia. Para os críticos uma besteira, para os artistas um espetáculo necessário de amplo conhecimento para compreensão do humor. No entanto, independente dos posicionamentos da crítica ou dos autores, é inegável que o Teatro de Besteirol arrastou muitos brasileiros aos teatros na década de 1980 e não foi diferente ao montarem, no Brasil, O Mistério de Irma Vap (The Mystery of Irma Vep de Charles Ludlam,1984) , peça que ficou por anos em cartaz sendo interpretada por Marco Nanini e Ney Latorraca. Para o embasamento teórico desta pesquisa, há as contribuições de Décio de Almeida Prado, Flávio Marinho, Renata Pallottini, Yan Michalski, entre outros autores. A partir dessa investigação, vê-se a relevância da comédia teatral no Brasil refletida a partir dos contextos sociais/políticos, bem como a complexidade de O Mistério de Irma Vap e a relevância psicológica que uma personagem ausente de cena tem na vida dos demais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personagens literários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comedy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Characters and characteristics in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Besteirol, o “jeitinho” brasileiro no teatro: um olhar sobre o mistério de Irma Vap | - |
Título: dc.title | Besteirol, Brazilian “crafty nonsense” in the theater: a look at the mystery of Irma Vap | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: