Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Duarte, Geni Rosa | - |
Autor(es): dc.creator | Gonzalez, Emilio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:58:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:58:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2214 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105092 | - |
Descrição: dc.description | This article aims to propose some reflections about the issues discussed by popular music on the theme of American Conquest in the teaching of American history. These compositions thematize both the genocide and silencing of indigenous people and their resistance. In the case of musical productions spread mainly in the years 1970-1990, these compositions take the perspective of a "history of the vanquished" on the contrary to the prospect of an epic history of the conquests as told by more traditional approaches. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é propor algumas reflexões para o ensino de História da América a partir de questões abordadas pela música popular sobre o tema da Conquista. Essas composições tematizam tanto o genocídio e silenciamento das populações indígenas quanto as resistências por elas oferecidas. Tratando-se de uma produção musical difundida principalmente nos anos 1970/1990, essas composições aproximam-se da perspectiva de uma “história dos vencidos”, procurando se contrapor às epopéias da Conquista difundidas por abordagens mais tradicionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Relação: dc.relation | Tempo e Argumento | - |
Relação: dc.relation | http://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012152 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civilização hispânica - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | História - América - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popular music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civilization, Hispanic - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | History - America - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia | - |
Título: dc.title | Visões sobre a conquista da América Hispânica pela música popular | - |
Título: dc.title | Views about the Hispanic America conquest from the popular music | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: