Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Goya, Alcides | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2616-2302 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/0894894747173346 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Alessandra Dutra | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/6750951618583167 | - |
Autor(es): dc.contributor | Goya, Alcides | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/0894894747173346 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Alessandra Dutra | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/6750951618583167 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Joao Paulo Camargo de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/2920342714457251 | - |
Autor(es): dc.contributor | Stevanato, Mayra | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3504122368679710 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Cristina Caetano da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:58:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:58:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37930 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105056 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional "Sequência didática: habilidades investigativas a partir das reações químicas do cotidiano" | - |
Descrição: dc.description | The objective of this research was to analyze the level of investigative freedom and students' interest in the study of chemical reactions through the application of a structured didactic sequence. The study was conducted with 15 high school students from a public school in the northwest of Paraná, over the course of ten sessions, using a didactic sequence designed to stimulate students' autonomy, curiosity, and protagonism in the learning process. The evaluation of the investigative activities (IA) followed the levels of openness proposed by Pella (1961), while the analysis of individual interest was based on the Four Phases of Interest Model by Hidi and Renninger (2006). Regarding the levels of freedom in the investigative activities, most student groups reached Pella’s level 3, indicating a high degree of investigative freedom and critical engagement. As for individual interest, the results showed that most participants reached phase 2 of Hidi and Renninger’s model, characterized by sustained interest, while three students reached phase 3, indicating an emerging and well-developed individual interest. Furthermore, the activities carried out contributed to the development of practical skills such as planning, data analysis, problem-solving, and the connection between theory and practice, thus strengthening chemical knowledge in real-life contexts. Despite the progress observed, some challenges were encountered during the research, including unstable internet access, students’ limited familiarity with computers, rebuce time for research, and difficulties in collaborative work, which affected some groups. The data obtained reinforce the positive impact of investigative teaching in increasing students' interest in Chemistry, as well as its contribution to meaningful learning connected to everyday life. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa foi analisar o nível de liberdade investigativa e o interesse dos estudantes pelo estudo das reações químicas, por meio da aplicação de uma sequência didática estruturada. A pesquisa foi realizada com 15 estudantes do Ensino Médio de um colégio público do noroeste do Paraná, ao longo de dez encontros, utilizando uma SD desenvolvida para estimular a autonomia, a curiosidade e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. A avaliação das atividades investigativas (AI) seguiu os níveis de abertura propostos por Pella (1961), enquanto a análise do interesse individual, e baseou-se no Modelo das Quatro Fases de Interesse de Hidi e Renninger (2006). Com relação aos níveis de liberdade das atividades investigativas, a maioria dos grupos de estudantes atingiu o nível 3 de Pella, evidenciando um elevado grau de liberdade investigativa e envolvimento crítico. Quanto ao interesse individual, os resultados demonstraram que a maioria dos participantes alcançou a fase 2 de Hidi e Renninger, caracterizada pelo interesse sustentado, enquanto três deles atingiram a fase 3, indicando um interesse individual emergente e bem desenvolvido. Além disso, as atividades realizadas favoreceram o desenvolvimento de habilidades práticas, como planejamento, análise de dados, resolução de problemas e conexão entre teoria e prática, fortalecendo o conhecimento químico em contextos reais. Apesar dos avanços observados, algumas dificuldades foram enfrentadas ao longo da pesquisa, incluindo acesso instável à internet, pouca familiaridade dos estudantes com computadores, tempo reduzido para as pesquisas e desafios no trabalho colaborativo, o que impactou alguns grupos. Os dados obtidos reforçam o impacto positivo do ensino investigativo no aumento do interesse dos estudantes pelo estudo da química, bem como sua contribuição para um aprendizado significativo e conectado ao cotidiano. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student activities | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Análise de interesse a partir de uma atividade investigativa sobre as reações químicas no cotidiano | - |
Título: dc.title | Analysis of interest based on an investigative activity on chemical reactions in daily life | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: