
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Rangel Rodrigues de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:57:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:57:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22070 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105041 | - |
| Descrição: dc.description | At the last years, the innovation of teaching Science has been highlighted in the academic world. As a innovate focus, the alternative methods are mentioned, which consist of the application of dynamic classes with educational games and experimental classes. The aim of this study is to assess the application of the experimental classes in the subject of Science in a municipal elementary school in São Paulo countryside, where the functionalization of the alternative methods was assessed inside the science class through the experimental classes to the students of 7th, 8th, and 9th grade. The evaluation of the results was through two assessments, one before the application in the class and another after that, being identical. The results was satisfactory, and the test of hypothesis showed that there is a significant difference between the assessments, because of the p-value < 0,05. Therefore, this paper allowed to notice that the alternative methods in the teaching of Science are an important factor, which can be worked and used as an innovate tool in the educational world. Not only in Science but in the other knowledge areas, because they facilitate the teaching-learning through the expositive, dynamic and interesting classes, so the students can absorb better the studied contents in the theoretical classes. | - |
| Descrição: dc.description | A inovação no ensino de ciências nos últimos anos tem–se destacado no meio acadêmico, e como foco inovador é citado os métodos alternativos, que consistem na aplicação de aulas dinâmicas em conjunto com jogos educativos e aulas experimentais. O presente estudo teve como objetivo avaliar a aplicação de aulas experimentais na disciplina de ciências em uma escola municipal de ensino fundamental no interior de São Paulo, onde se avaliou a aplicabilidade dos métodos alternativos dentro do ensino de ciências para três salas de 7º ano (21, 21 e 11 alunos), uma de 8º ano (25 alunos), e duas 9º ano (16 e 07 alunos). A avaliação dos resultados foi através de duas avaliações, uma anterior a aplicação das aulas e outra após, sendo as duas idênticas, os resultados foram satisfatórios sendo as primeiras médias 6,09, 6,00, 2,90, 7,02, 6,08, 8,42 e após a segunda avaliação houve um acréscimo de 1,86, 2,04, 1,46, 1,52, 1,57, 0,85 respectivamente, e o teste de hipóteses t Student mostrou que existe diferença significativa entre as avaliações realizadas, pois o p-valor < 0,05. Sendo assim, este trabalho permitiu constatar que métodos alternativos no ensino de Ciências é um fator importante, que pode ser trabalhado e utilizado como ferramenta inovadora no meio educacional, não só apenas na disciplina de Ciências mais em demais áreas do conhecimento, pois eles facilitam o ensino-aprendizagem através de aulas expositivas, dinâmicas e interessantes, que fazem com que o aluno possa absorver melhor o conteúdo estudado nas aulas teóricas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Experiências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Experiments | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Métodos alternativos para o ensino de ciências no ensino fundamental | - |
| Título: dc.title | Alternative methods of teaching science | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: