
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Martins, Nágela | - |
| Autor(es): dc.creator | Bezerra, Maria do Carmo Cardoso | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
| Autor(es): dc.creator | Borssoi, Adriana Helena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:57:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:57:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30194 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18616/ce.v11i1.6531 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105030 | - |
| Descrição: dc.description | In this paper we bring research results whose objective was to investigate how students in the early years deal with technology when they develop an investigative task in mathematics classes in the context of remote education. The theoretical basis is based on the understanding of investigative tasks as essentially open, in which topics or situations of interest to students are addressed, and on digital technology as a means to provide opportunities for the development of such tasks. We analyzed a task developed with a class of 4th. year of Elementary School. Through qualitative analysis of the speeches of mathematics classes, written records, photos and videos, we show that students mobilized different digital resources, however there is space for training possibilities with a digital culture theme associated with mathematics and mediated by investigative tasks. | - |
| Descrição: dc.description | Neste artigo trazemos resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar como alunos dos anos iniciais lidam com a tecnologia quando desenvolvem uma tarefa investigativa em aulas de Matemática no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento de tarefas investigativas como essencialmente abertas na qual se aborda temas ou situações de interesse dos alunos e na tecnologia digital como meio para oportunizar o desenvolvimento de tais tarefas. Analisamos uma tarefa desenvolvida com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Por meio de análise qualitativa das falas de aulas de matemática, dos registros escritos, de fotos e vídeos evidenciamos que os alunos mobilizaram diferentes recursos digitais, porém há espaço para possibilidades formativas com tema cultura digital associadas à Matemática e mediadas por tarefas investigativas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Relação: dc.relation | Criar Educação | - |
| Relação: dc.relation | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531 | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino via Web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Web-based instruction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Título: dc.title | Tarefas investigativas nas aulas de matemática dos anos iniciais no contexto do ensino remoto | - |
| Título: dc.title | Investigative tasks in the mathematics classes of early years in the context of remote education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: