Tarefas investigativas nas aulas de matemática dos anos iniciais no contexto do ensino remoto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMartins, Nágela-
Autor(es): dc.creatorBezerra, Maria do Carmo Cardoso-
Autor(es): dc.creatorSilva, Karina Alessandra Pessoa da-
Autor(es): dc.creatorBorssoi, Adriana Helena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:57:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:57:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30194-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.18616/ce.v11i1.6531-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105030-
Descrição: dc.descriptionIn this paper we bring research results whose objective was to investigate how students in the early years deal with technology when they develop an investigative task in mathematics classes in the context of remote education. The theoretical basis is based on the understanding of investigative tasks as essentially open, in which topics or situations of interest to students are addressed, and on digital technology as a means to provide opportunities for the development of such tasks. We analyzed a task developed with a class of 4th. year of Elementary School. Through qualitative analysis of the speeches of mathematics classes, written records, photos and videos, we show that students mobilized different digital resources, however there is space for training possibilities with a digital culture theme associated with mathematics and mediated by investigative tasks.-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo trazemos resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar como alunos dos anos iniciais lidam com a tecnologia quando desenvolvem uma tarefa investigativa em aulas de Matemática no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento de tarefas investigativas como essencialmente abertas na qual se aborda temas ou situações de interesse dos alunos e na tecnologia digital como meio para oportunizar o desenvolvimento de tais tarefas. Analisamos uma tarefa desenvolvida com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Por meio de análise qualitativa das falas de aulas de matemática, dos registros escritos, de fotos e vídeos evidenciamos que os alunos mobilizaram diferentes recursos digitais, porém há espaço para possibilidades formativas com tema cultura digital associadas à Matemática e mediadas por tarefas investigativas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Relação: dc.relationCriar Educação-
Relação: dc.relationhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino via Web-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectWeb-based instruction-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleTarefas investigativas nas aulas de matemática dos anos iniciais no contexto do ensino remoto-
Título: dc.titleInvestigative tasks in the mathematics classes of early years in the context of remote education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.