
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira Junior, Hércules Alves de | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1760-7621 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6668800910212964 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dessbesel, Renata da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2781-2397 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2172517835872493 | - |
| Autor(es): dc.creator | Kawalek, Veronice Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:57:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:57:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32292 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1105006 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Computação criativa no ensino de matemática em classes multianos | - |
| Descrição: dc.description | Mathematics is often seen as abstract and difficult to understand, therefore, creative computing can be an instrument to make classes more attractive and contextualized. Based on this budget, the present work aims to analyze the potential of creative computing in the teaching of mathematics in multiyear classes. The methodology used in this dissertation has an applied nature, with an exploratory objective and research method of the pedagogical intervention type. The pedagogical intervention is organized in two moments: the first moment is the intervention, in which a teaching project was applied with students from cycle A of multiyear classes at a school in the countryside of southwestern Paraná, such intervention is methodologically organized through the methodology of Creative Learning and Project-Based Learning and the second moment, characterized by the evaluation of the intervention that takes place through the analysis of data collected during an intervention. Data collection was carried out through monitoring, portfolios and microworld. The collected data were analyzed using content analysis. As a result, it was noticed that the objectives were achieved and that creative computing is a very effective instrument for teaching mathematics in multiyear classes. The educational product originated from this research is an e-book with the mathematics of creative computing in the teaching of mathematics in multiyear classes. | - |
| Descrição: dc.description | A disciplina de matemática, muitas vezes, é vista como abstrata e de difícil entendimento, assim sendo, a computação criativa poderia ser um instrumento para tornar as aulas dessa disciplina mais atrativas e contextualizadas. Partindo desse pressuposto o presente trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades da computação criativa no ensino de matemática em classes multianos. A metodologia utilizada nesta dissertação foi de natureza aplicada, com objetivo exploratório e método de pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Essa foi organizada em dois momentos: o primeiro foi de intervenção, no qual foi aplicado um projeto de ensino com estudantes do ciclo A de classes multianos de uma escola do campo do sudoeste do Paraná. Tal intervenção foi metodologicamente organizada por meio da metodologia da Aprendizagem Criativa e da Aprendizagem Baseada em Projetos, o segundo momento, caracterizado pela avaliação da intervenção que acontece por meio da análise dos dados coletados durante a intervenção. Essa coleta foi realizada por meio de 13 questionários, 13 portifólios e 1 micromundo, sendo esses dados analisados por meio da análise de conteúdo. Como resultado, verificou-se que o objetivo foi atingido e que a computação criativa é um instrumento muito eficaz para ensinar matemática em classes multianos. O produto educacional originado da presente pesquisa é um e-book com a temática da computação criativa no ensino de matemática em classes multianos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino criativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classes especiais (Educação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Creative teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resource programs (Education) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
| Título: dc.title | Computação criativa no ensino de matemática em classes multianos | - |
| Título: dc.title | Creative computing in mathematics teaching in multiyear classes | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: