
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Añez, Ciro Romelio Rodriguez | - |
| Autor(es): dc.contributor | Añez, Ciro Romelio Rodriguez | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodacki, Cíntia de Lourdes Nahhas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Afonso, Gilmar Francisco | - |
| Autor(es): dc.creator | Zanin, Lucas Gabriel da Conceição | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:57:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:57:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24200 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104997 | - |
| Descrição: dc.description | The functional training has been adding in the physical preparation of athletes and non-athletes, since it is a modality that does not require such a large number of devices when compared to modalities such as Resistance Training, Pilates or even Crossfit. In this way, functional training becomes efficient and accessible, with its basic fundamentals (running, jumping, changing direction and balance) to the general public and high-performance athletes. The objective of the present study was to analyze the effects of functional training on dancers as part of their physical preparation. The specific objectives are: To identify the physical and choreographic needs of the dancer; apply the training based on the physical and choreographic needs of the dancer; and to compare the physical fitness indicators applied before and after interference. In order to achieve the objectives described above, the fundamentals of functional training for three months, with a frequency of three times weekly, were used in a professional athlete of the salsa soloist lady pro modality, with more than 5 years of experience in the modality, from her choreography. Since the main objective is to improve and improve the efficiency of the movements that the athlete performs within his choreography. With this, the research becomes a case study. To compare if the interferences of the training caused effects, for this study, a battery of tests was used: Vertical Impulse, Horizontal Impulsion, Shuttle Run, Abdominal Force, 20m Shuttle. In addition, evaluations were also applied to qualify technical criteria for choreography, such as: Technique, Originality, Musicality, Rhythm and Choreography. Both tests and choreographic evaluation aimed to measure the motor, physiological and choreographic abilities of the athlete before and after functional training interventions. This research fits into the longitudinal research modality and case study. And after data collection, before and after the interventions proposed within the fundamentals of functional training, it was possible to verify the change in the results of the physical tests of the athlete with gains of 11.4%, 1.4%, 3.3% , 22.2%, 34.6% in the “Vertical Impulse”, “Horizontal Impulse”, “Shuttle Run”, “Abdominal Force” and “20m Shuttle” tests. As for the notes given to the criteria “Technique”, “Originality”, “Musicality”, “Rhythm” and “Choreography” which together increased 12.5 points in the choreographic evaluations performed with the dancer. | - |
| Descrição: dc.description | O treinamento funcional vem agregando na preparação física de atletas e nãoatletas, uma vez que se trata de uma modalidade que não necessita de um número tão grande de aparelhos quando comparado com modalidades como o Treinamento Resistido, Pilates ou até o Crossfit. Deste modo, o treinamento funcional torna-se eficiente e acessível, quanto aos seus fundamentos básicos (correr, saltar, trocar de direção e equilibrar) ao público geral e aos atletas de alto-rendimento. O objetivo do presente estudo foi analisar os efeitos do treinamento funcional em bailarinos, como parte da preparação física desses. Com o intuito de atingir os objetivos, foram utilizados os fundamentos do treinamento funcional durante três meses, com a frequência de três vezes semanais, em uma atleta profissional da modalidade salsa soloist lady pro (salsa solo feminino profissional), com mais de 5 anos de experiência na modalidade a partir de sua coreografia. Já que o objetivo principal é aperfeiçoar e melhorar a eficiência dos movimentos que a atleta executa dentro de sua coreografia. Com isso, a pesquisa se torna um estudo de caso pré-experimental. Para comparar se as interferências do treinamento causaram efeitos, para este estudo, utilizou-se uma bateria de testes: Impulsão Vertical, Impulsão Horizontal, Shuttle Run, Força Abdominal, vai-e-vem 20m. Além do mais, também foram aplicadas avaliações que qualificassem critérios técnicos da coreografia, como: Técnica, Originalidade, Musicalidade, Ritmo e Coreografia. Tanto os testes quanto a avaliação coreográfica tiveram como finalidade medir as capacidades motoras, fisiológicas e coreográfica da atleta antes e depois das intervenções do treinamento funcional. Esta pesquisa se encaixa na modalidade de pesquisa longitudinal e estudo de caso. E após a coleta de dados, antes e depois das intervenções propostas dentro dos fundamentos do treinamento funcional, foi possível constatar a mudança tanto nos resultados dos testes físicos da atleta com ganhos de 11,4%, 1,4%, 3,3%, 22,2%, 34,6% nos testes “Impulsão Vertical”, “Impulsão Horizontal”, “Shuttle Run”, “Força Abdominal” e “Vaivém 20m”. Quanto nas notas dadas aos critérios “Técnica”, “Originalidade”, “Musicalidade”, “Ritmo” e “Coreografia” que somados aumentaram 12,5 pontos nas avaliações coreográficas realizadas com a bailarina. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Educação Física | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bailarinos - Treinamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Método de estudo de casos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação pelo movimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ballet dancers - Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Case method | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movement education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | - |
| Título: dc.title | Treinamento funcional em bailarinos: um estudo de caso | - |
| Título: dc.title | Functional training in dancers: a study Case | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: