Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kovaleski, João Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade Júnior, Pedro Paulo de | - |
Autor(es): dc.creator | Luz, Andréia Antunes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:57:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:57:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1485 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104985 | - |
Descrição: dc.description | This research has the overall objective raise the mechanisms of technology transfer (MTT), which have influenced the formation of spin-offs from HEIs in the city of Ponta Grossa, Paraná. To study the phenomenon took place some basic research, both qualitative and descriptive, the semi-structured questionnaire was the instrument used for data collection. The technical procedures used: bibliographic, documental and survey describes the phenomenological method and MTT. The results revealed difficulties, HEIs do not have a section / department or site that consolidates the data and information relating to MTT, and information about the spin-offs are also some few and outdated. It is the effort to consolidate and systematize information, enabling the development of research and contribute to the interaction university-industrygovernment. The survey showed cinqueta-seven (57) MTT, MTT topic as the theoretical framework. In view of the coordinators of the NIT and IEB, virtually all the mechanisms described in the theoretical framework are available, ie, fifty-six (56) or 98.25%, only one (01) or 1.75% was disregarded, ie as not available. The MTT stock in relation to beginners can be considered as compared to the total of two hundred and twenty eight (228) outcomes. The IES1 found one hundred and three (103) and IES2 found sixty-five (65) of the total of two hundred twenty eight (228) possible outcomes, with possibly one hundred and fourteen (114) for each of the IES. Considering the spin-offs of the population, as a result of productivity of the university as an entrepreneur, this result was 40%. The spin-offs, resulting element of the university in its role as entrepreneur. The "output", the total value produced were four (04) spin-offs, and its "input", the total amount consumed (total resources used in celery, physical facilities and human resources made available by ISS), were ten (10 .) Mapping the vision of its managers, on the MTT absorbed, two (02) spin-offs considered twelve (12), two (02) thirteen (13), one (01) twenty one (21), one (01) twenty three (23) and four (04) twenty-seven (27). Given this context, it is the effort by IES in MTT and foster interaction with their students, researchers and entrepreneurs to elaborate and implement a methodology for the remaining MTT, so that the spin-offs incubated envisage since the beginning of their projects power to make the structures and MTT available in IES.Finalizando, this is the picture pontagrossense, the search result, the MTT provided by IES for the vision of the coordinators of the NIT and IEBT. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo geral levantar os mecanismos de transferência de tecnologia (MTT), os quais influenciaram no processo de formação dos spin-offs oriundos das IES na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Para estudar o fenômeno realizou-se uma pesquisa básica, com abordagem qualitativa e descritiva, o questionário semiestruturado foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. Os procedimentos técnicos utilizados: a bibliografia, o documental, levantamento e o método fenomenológico descrevem os MTT. Os resultados revelaram dificuldades, pois as IES não dispõem de um setor/departamento ou mesmo site que consolide os dados e informações relativos aos MTT e, as informações sobre os spin-offs também são poucas e algumas desatualizadas. Cabe o esforço em consolidar e sistematizar essas informações, possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e contribuir para a interação universidade-empresa-governo. A pesquisa apontou cinquenta e sete (57) MTT, conforme tópico MTT do referencial teórico. Na visão dos coordenadores dos NIT e IEB, praticamente todos os mecanismos descritos no referencial teórico são disponibilizados, ou seja, cinquenta e seis (56) ou 98,25%, apenas um (01) ou 1,75% foi desconsiderado. As ações em relação aos MTT podem ser consideradas como iniciantes, comparadas ao total dos duzentos e vinte oito (228) resultados possíveis. A IES1 considerou cento e três (103) e a IES2 considerou sessenta e cinco (65) do total dos duzentos e vinte oito (228) resultados possíveis, sendo possíveis cento e quatorze (114) para cada uma das IES. Considerando os spin-offs da população como resultados de produtividade da universidade como empreendedora, este resultado foi de 40%. Entende-se spin-offs, como o elemento resultante da universidade em seu papel empreendedor. O “output”, o valor total produzido foram quatro (04) spin-offs, e seu “input”, o valor total consumido (total de recursos usados no apoio, instalações físicas e recursos humanos disponibilizados pelas IES) foram dez (10). O Mapeamento na visão dos seus gestores, sobre os MTT absorvidos, dois (02) spin-offs consideraram doze (12), dois (02), treze (13), um (01), vinte um (21), um (01), vinte três (23), quatro (04) e vinte e sete (27). Diante deste contexto, cabe o esforço pelas IES em fomentar os MTT e a interação com seus alunos, pesquisadores e empreendedores, elaborando e aplicando uma metodologia para que os demais MTT, para que os spin-offs incubados vislumbrem, desde o início dos seus projetos, a possibilidade de aproveitar as estruturas e MTT disponíveis nas IES. Finalizando, esse é o quadro pontagrossense, o resultado da pesquisa, os MTT disponibilizados pelas IES na visão dos coordenadores dos NIT e IEBT. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transferência de tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empreendedorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industry and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology transfer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrepreneurship | - |
Título: dc.title | Mecanismos de transferência de tecnologia no processo de formação de spin-offs | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: