Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Blanco, Silvia Priscila Dias Monte | - |
Autor(es): dc.contributor | Blanco, Silvia Priscila Dias Monte | - |
Autor(es): dc.contributor | Marin, Pricila | - |
Autor(es): dc.contributor | Martines, Alexandre Matin | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Pamela Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:57:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:57:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2074-09-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34892 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104965 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to evaluate the extraction of collagen from zeolite-tanned leather bran (wet-white) using alkaline and acid hydrolysis. The methodology included experiments to compare the efficiency of the two routes in preserving nitrogen and organic carbon. Alkaline hydrolysis showed better results, with 7.30% nitrogen and 19.70% organic carbon, compared to acid hydrolysis, which achieved 6.90% and 19.40%, respectively. Acid hydrolysis generated more precipitates, reducing collagen recovery. Although alkaline hydrolysis was effective, the obtained collagen had relatively low levels of nutrients such as phosphorus and potassium, requiring supplementation to be used as fertilizer. The economic comparison of the hydrolysis routes reveals that alkaline hydrolysis has a lower cost for collagen production, making it a more viable option for practical applications. It is concluded that alkaline hydrolysis stands out as a sustainable and promising alternative but requires additional improvements to enhance its efficiency and economic viability. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo a avaliação da extração de colágeno a partir de farelo de couro curtido com zeólita (wet-white) usando hidrólises alcalina e ácida. A metodologia incluiu experimentos para comparar a eficiência das duas rotas na preservação de nitrogênio e carbono orgânico. A hidrólise alcalina apresentou melhores resultados, com 7,30% de nitrogênio e 19,70% de carbono orgânico, comparado à hidrólise ácida, que obteve 6,90% e 19,40%, respectivamente. A hidrólise ácida gerou mais precipitados, reduzindo a recuperação de colágeno. Embora a hidrólise alcalina tenha sido eficaz, o colágeno obtido apresentou níveis de nutrientes como fósforo e potássio relativamente baixos, necessitando de suplementação para ser utilizado como fertilizante. A comparação econômica das rotas de hidrólise revela que a hidrólise alcalina tem um custo menor para a produção de colágeno, tornando-a uma opção mais viável para aplicações práticas. Conclui-se, portanto, que a hidrólise alcalina se destaca como uma alternativa sustentável e promissora, mas requer aprimoramentos adicionais para melhorar sua eficiência e viabilidade econômica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adubos e fertilizantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zeolitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recycling (Waste, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fertilizers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zeolites | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA | - |
Título: dc.title | Aproveitamento de farelo de couro wet-white para a produção de colágeno hidrolisado visando a sua aplicação como fertilizante | - |
Título: dc.title | Utilization of wet-white leather shavings for the production of hydrolyzed collagen ainming as is application as fertilizer | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: