Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Geus, Jézili Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor | Geus, Jézili Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor | Birk, Natália de Lima Bueno | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Lya Carolina da Silva Mariano | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Raquel de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:57:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:57:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36948 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104928 | - |
Descrição: dc.description | Landscape ecology aims to improve the relationship between the natural environment and the anthropized environment, together with the Theory of Nature Island Biogeography that studies the interrelationships of fauna and flora species with their environment, these are basic concepts of nature conservation. With environmental problems and deforestation worsening contemporaneity, through an incentive to increase the interest of fragmented environmental areas is to give an incentive to high school students with practices, making them correlate the themes to reality. Need for a facilitator board for deep content learning, a work project for the development of a game of an auxiliary resource for the discs planned in the learning of these concepts. In this game proposal, the teacher will act as a mediator, aiming for student’s elucidation about the conservation of forest fragments affected by anthropization. In this way, it is expected that there will be the development of ethical and critical thinking in the student through the creation of hypotheses during the game. | - |
Descrição: dc.description | A ecologia da paisagem visa melhorar a relação entre o ambiente natural e o meio antropizado, em conjunto com a Teoria de Biogeografia de Ilhas que estuda as interrelações de espécies de fauna e flora com o seu ambiente, estes são conceitos base da conservação da natureza. Com os problemas ambientais e o desmatamento se agravando na contemporaneidade, causando a perda excessiva de ambientes naturais densos para antropizados fragmentados é interessante dar um incentivo aos alunos do ensino médio através de práticas alternativas, fazendo-os correlacionar os temas à realidade. Diante da necessidade de um recurso facilitador para a aprendizagem de conteúdos profundos, este trabalho consiste na proposta de um jogo de tabuleiro com a finalidade de auxiliar os discentes na propagação desses conceitos. Nesta proposta de jogo, o professor será o mediador, tendo como objetivo a elucidação dos alunos acerca da conservação de fragmentos florestais afetados pela antropização. Dessa forma, é possível instruir os adolescentes a desenvolver uma criticidade em prol da natureza. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação da natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia das paisagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biogeografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ilhas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Play | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Landscape ecology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biogeography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Islands | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Aprender através do lúdico: ecologia de paisagem e teoria de biogegrafia de ilhas | - |
Título: dc.title | A proposal to learn through the playful: landscape ecology and island biogeography theory | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: