Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rômel da Rosa da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3804309368611422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rômel da Rosa da | - |
Autor(es): dc.contributor | Reichert, Janice Teresinha | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Moisés Aparecido do | - |
Autor(es): dc.creator | Myszka, Paulo Sérgio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:57:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:57:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1860 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104900 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to investigate how is the financial mathematics approach in textbooks and the opinions of Teachers of the Regional Education Center (NRE) about Financial Mathematics Teaching and how it is being carried out the approach in public schools in the region. As an indirect aim of this study searched to provide a moment of reflection at the NRE’s Teachers of how it has been worked with Financial Mathematics in the classroom. In this research it was did an introductory study about the beginning of commercial and financial relations in our humanity. It was analyzed the way the textbooks available through the National Book Program for Secondary Education (PNLEM) 2015 bring the Financial Mathematics content in the context of school mathematics, as well as the teachers’ opinion about this content. For this, they were analyzed six textbooks available through the PNLEM 2015 and conducted a quantitative survey with Mathematics Teachers who work in the coverage area of this Regional Center. The search results showed that the textbooks have some failings regarding the Financial Mathematics content, but that have evolved over time and the teachers consider important the Teaching of Mathematics Financial, but few classes are also designed to work with the theme. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivos investigar como é feita a abordagem da Matemática Financeira nos Livros Didáticos e a opinião dos Professores de Matemática do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava (NRE) sobre o Ensino de Matemática Financeira e como está sendo realizada a abordagem nas escolas públicas da região. Como objetivo indireto o presente trabalho buscou propiciar um momento de reflexão junto aos Professores do NRE de como está o trabalho com Matemática Financeira em sala de aula. Na pesquisa que se apresenta, fizemos um estudo introdutório sobre o início das relações comerciais e financeiras em nossa humanidade. Analisamos a maneira como os livros didáticos disponibilizados através do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) 2015 trazem o conteúdo de Matemática Financeira no contexto da Matemática escolar, assim como a opinião dos Professores com relação a esse conteúdo. Para isso, foram analisados os livros didáticos disponibilizados através do PN- LEM 2015 e realizada uma pesquisa quantitativa com Professores de Matemática que atuam na região de abrangência desse Núcleo Regional. Os resultados da pesquisa apontaram que os livros didáticos apresentam algumas deficiências em relação ao conteúdo de Matemática Financeira, mas evoluíram ao longo do tempo e os Professores consideram importante o Ensino de Matemática Financeira, porém poucas aulas ainda são destinadas para o trabalho com o tema. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Business mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Ensino de matemática financeira: um diagnóstico em escolas públicas do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava – PR | - |
Título: dc.title | Teaching of financial mathematics: a diagnosis in public schools Core Regional Guarapuava – PR Education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: