
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Loboda, Thiago Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Friol, Natália Rizzo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Loboda, Thiago Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Friol, Natália Rizzo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Neves, Jacqueline Peixoto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcio | - |
| Autor(es): dc.creator | Paula, Isabelly Cristina Gonçalves de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:57:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:57:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36804 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104840 | - |
| Descrição: dc.description | The fauna of chelonians (Order Testudines), which includes turtles, terrapins, and tortoises, in the state of Paraná is little known by the general public, including high school and even university students. Information about this group of vertebrates, such as their areas of occurrence, conservation status, and the ecosystems they inhabit, is scarce, mainly due to the lack of literature aimed at a scientifically accessible language for the target audience. The aim of this work is to create an educational-scientific catalog with general information about the chelonians of Paraná for readers interested in the group, whether out of curiosity or for research or educational purposes. It will list the species found in the state in taxonomic order and provide data on their biology, such as diet, morphological and behavioral aspects, geographic distribution, evolutionary history, respective habitats, the threats they face, and their conservation status through a concise literature review. This catalog adapts complex scientific knowledge about the group into accessible and understandable data, playing an important educational role. This study is qualitative, applied, and descriptive in nature, with a bibliographic-based method. Through the completion of this work, it was possible to identify the occurrence of 9 species of chelonians in the state (5 marines and 4 freshwater, not having ocorrence of tortoises), primarily found in the northern, eastern, and southern regions. Furthermore, it was noted that public awareness, particularly focusing on environmental education and the impacts caused by human interference in chelonian habitats, along with their biology, evolutionary history, and areas of occurrence, contributes both to expanding information about the group and raising awareness among the population of Paraná. This, in turn, helps create appropriate conservation plans aimed at protecting these species. By amplifying knowledge and awareness of the importance of chelonians, the protection of these animals and the preservation of Paraná’s biodiversity are ensured, safeguarding their vital ecological role for future generations. | - |
| Descrição: dc.description | A fauna de quelônios (Ordem Testudines), que abrange tartarugas, cágados e jabutis, no estado do Paraná é pouco conhecida pelo o público geral, incluindo estudantes de ensino médio e até mesmo universitários, assim como informações sobre este grupo de vertebrados, como as suas áreas de ocorrência, status de preservação, e quais os ecossistemas em que estão inseridos, principalmente pela falta de literatura voltada para uma linguagem de fácil compreensão científica e que seja acessível ao público-alvo. O objetivo desse trabalho é elaborar um catálogo didático-científico sobre informações gerais sobre os quelônios do estado do Paraná para leitores que tenham interesse no grupo, tanto por curiosidade quanto para cunho de pesquisa ou educativo, listando as espécies ocorrentes no estado em ordenação taxonômica e expondo dados acerca de sua biologia, como alimentação, aspectos morfológicos, comportamentais, distribuição geográfica, história evolutiva, respectivos habitats, os riscos que esses animais correm e seu estado de conservação e por meio de uma revisão bibliográfica concisa. Este catálogo adapta os conhecimentos científicos complexos sobre o grupo em dados acessíveis e compreensíveis, exercendo um importante papel educativo. Esse estudo apresenta natureza qualitativa, aplicada e descritiva, cujo método é de base bibliográfica. Através da realização desse trabalho, foi possível identificar que há a ocorrência de 9 espécies de quelônios no estado (5 marinhas e 4 de água-doce, não havendo ocorrência de jabutis), sendo encontrados principalmente no norte, leste e sul do estado. Ainda, notou-se que a sensibilização pública, abordando principalmente a questão da educação ambiental e os impactos causados pela interferência humana nos habitats dos quelônios, assim como a sua biologia, história evolutiva e áreas de incidência, contribui tanto para abranger as informações sobre o grupo, como também na conscientização da população paranaense e na criação de planos de conservação adequados que objetivam a proteção dessas espécies. Ao amplificar o conhecimento e a sensibilização sobre a importância dos quelônios, é assegurado a proteção desses animais e a preservação da biodiversidade do Paraná, e certificando que seu papel ecológico vital seja mantido para as futuras gerações. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Catálogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tartarugas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade - Conservação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jabutis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Catalogs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Turtles | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biodiversity conservation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
| Título: dc.title | Quelônios do Estado do Paraná | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: